Involtinis (Rolos de Beringela com Presunto)

Involtinis (Rolos de Beringela com Presunto)

Recambole, involtinis, charutos, enroladinhos, rolos, bracciolas, todos pratos com ingredientes enrolados noutros ingrediente, são tradições gastronómicas em vários países. Mas é nos países Mediterrânicos, com influência do Império Otomano que são mais utilizados. Na Grécia enrolam em folha de videira e em tiras de beringela. Na Turquia em massa filo. Em Itália enrolam a carne em courgettes e/ou beringelas. Em Portugal fazemos as nossas tradicionais salsichas em couve lombarda. E parece que já o povo Etrusco fazia esta técnica culinária, aproveitada depois pelos Romanos mais pobres que enrolavam folhas de couve com as aparas de carne.

Gosto de história e gosto de saber como as tradições culinárias chegaram até nós.

Também faço estes rolos com diversos ingredientes e de diferentes formas. Hoje, fiz os involtinis, rolos de beringela com presunto e uma pasta deliciosa.

Espero que gostem.

Involtinis (Rolos de Beringela com Presunto)

Ingredientes, 8 unidades

1 beringela grande

50 gr de pinhões, ou outro fruto seco a gosto

3 tomates secos

3 anchovas em óleo

Azeite q.b.

Manjericão q.b.

8 fatias de presunto

1 bola de queijo mozzarella

Pimenta q.b.

Preparação:

Lave e corte a beringela em fatias longitudinais, com mais ou menos 0,5 cm de espessura.

Pincele com azeite, tempere com pimenta e frite numa frigideira com o lume bem alto de um lado e de outro, mais ou menos 3 minutos de cada lado, até as beringelas ficarem macias e marcadas.

Numa Bimby ou em outro processador de alimentos junte os frutos secos, o tomate, as anchovas, o manjericão e 1 colher e meia de sopa de azeite. Triture até obter uma massa que possa ser espalhada, mas não muito líquida.

Coloque as fatias de presunto em cima de cada fatia de beringela, depois coloque a pasta alisando bem e por fim pedaços de mozzarella esfarelados e uma folha de manjericão numa das extremidades. Enrole e prenda com um palito.

Sirva como entrada.

Bom Apetite

Lombo de Porco Preto Grelhado

Lombo de Porco Preto Grelhado

Bolo Nuvem Gelado de Morangos e Framboesas

Bolo Nuvem Gelado de Morangos e Framboesas