Caril de Línguas de Bacalhau

Caril de Línguas de Bacalhau

O que é o caril? Tradução da palavra Inglesa “curry”, que vem da palavra Tâmil “Kari”, que significa molho. E assim passou a ser usado, em Inglaterra, desde a época Vitoriana, para quase todos pratos de origem Indiana.

Os Ingleses, fizeram o seu “curry”, misturando, moendo as especiarias que os Indianos usavam nos seus pratos. Pimentas, sementes de mostarda, sementes de coentros, sementes de cominhos, curcuma, etc.etc. No resto do mundo o caril é feito a partir do zero, utilizando as especiarias inteiras e depois esmagando-as, fazendo pó ou pasta.

Mas o caril cozinhado com um pó, nunca dá o mesmo resultado se o fizer com uma pasta de especiarias feita na hora. Mas por vezes a rapidez leva-nos a comprar o caril em pó e não vai mal ao mundo por isso. Mas se poder, faço-o de raíz, e vai ver que o sabor é bem diferente.

Na Índia não se chamam “currys”, mas sim “masalas”, que não é mais do que a mistura de especiarias e ervas para cada tipo de prato. O “garam masala” é o mais conhecido entre nós, pois já é comercializado entre nós. Mas dizem que cada família Indiana tem a sua própria receita de “masala” e que é guardada a sete chaves.

Este é um mundo, o das especiarias, e das masalas, onde podíamos escrever aqui várias páginas.

Mas não vos quero maçar com histórias e vamos ao que interessa.

Eu gosto de caril, faço-o muitas vezes e com vários ingredientes, variando também as especiarias e as ervas e até a potência do picante.

Se for com camarão, carne, peixe e até de legumes.

Hoje resolvi fazê-lo com um ingrediente não muito usual: Línguas de bacalhau. Mas acreditem que é divinal. E se o fizermos com bons produtos e da maneira mais tradicional, acreditem que é para repetir.

Não há caril sem especiarias, malaguetas, tomate, coentros e leite de coco, e desta vez usei o leite e o molho de tomate, da koro. Usem o meu código “HORTAPAKORO” e aproveitem o meu desconto.

Espero que gostem.

 

 

Caril de Línguas de Bacalhau

 

Ingredientes:

1 c. de chá de sementes de cominhos

2 c. de chá de sementes de coentros

1 c. de chá pimenta preta

1 c. de chá de curcuma

1 malagueta

1 c. de sopa de gengibre fresco ralado

¼ pimento encarnado

¼ pimento amarelo

2 c. de sopa de molho de tomate, usei da Koro

1 talo de erva príncipe (lemon grass)

3 dentes de alho

1 cebola grande

500g de línguas de bacalhau, demolhadas

200ml de leite de coco, usei da Koro

1 maçã reineta

2 c. de sopa de azeite

2 c. de sopa de amendoins

1 limão

Coentros

 

Preparação:

Toste todas as sementes numa frigideira. Esmague-as num almofariz, juntamente com a curcuma.

Coloque o azeite num tacho, junte a cebola e os alhos bem picados e deixe alourar. Junte as especiarias, os pimentos cortados em cubinhos e deixe cozinhar mais um pouco.

Acrescente o talo esmagado da erva príncipe, o molho de tomate, a malagueta cortada e o gengibre. Deixe cozinhar, mexendo sempre. Se necessário acrescente uma ou duas colheres de água.

Quando a cebola e o pimento estiverem bem cozidos, junte as línguas e a maçã ralada. Tempere com sal. Deixe cozinhar dois minutos. Acrescente o leite de coco e deixe cozinhar lentamente mais 4 a 5 minutos.

Junte o sumo do limão, envolva, retire o talo da erva príncipe.

Na hora de servir junte coentros frescos picados e os amendoins.

Acompanhe com arroz branco Thai ou Basmatti ou com batata doce assada.

 

Bom Apetite.

 

 

Muffins de Nozes, Banana e Coco

Muffins de Nozes, Banana e Coco

Camembert com Figos e Massa Filo

Camembert com Figos e Massa Filo