Pato Estufado, acompanhado com Arroz Selvagem

Pato Estufado, acompanhado com Arroz Selvagem

No ocidente, não consumimos muito carne de pato. Ao contrário, no oriente é uma das carnes mais utilizadas, e a China é bem o exemplo disso.

Considerada uma carne gorda, os ocidentais evitam-na. Considerada carne branca, apesar de ser mais escura do que a do frango, é rica em selénio, vitaminas, sódio e minerais.

Cá em casa gostamos desta carne, mais dura do que a do frango, tem mais musculo é mais saborosa.

Hoje trago uma receita em que os peitos vão ser estufados com alguns legumes. Estufar lentamente e com os ingredientes certos é o segredo desta receita. Reconfortante, como dias frios e cinzentos pedem.

Espero que gostem.

Peitos de Pato Estufados

Ingredientes:

3 peitos de pato

2 dl de azeite

150 gr de bacon

1 dl de whisky ou aguardente velha

2 cebolas

2 dentes de alhos

1 haste de aipo

Pimenta em grão q.b.

1 haste de alecrim

1 cenoura grande

1 ramo de salsa

½ copo de vinho tinto, para a marinada

1 copo de vinho tinto

Azeitonas pretas q.b.

1 chávena de arroz selvagem

½ c. de café de pimenta de caiena

Sal q.b.

1 laranja

1 limão

Preparação:

Retire a pele aos peitos, coloque-os numa taça, com o sumo da laranja, do limão, vinho tinto, sal e os grãos de pimenta. Deixe a marinar durante a noite. Descarte o molho da marinada.

Num tacho junte o azeite e o bacon e deixe fritar. Junte a cebola e os alhos picados e deixe fritar um pouco. Junte os peitos, o aipo cortado, as cenouras laminadas, a pimenta de caiena, o whisky, o vinho, o alecrim, a salsa e o sal. Junte uma chávena de água e deixe levantar fervura e cozer durante 5 a 10 minutos. Transfira o tacho tapado para o forno pré aquecido a 180º e deixe cozinhar lentamente até o pato estar bem estufado, pelo menos 2 horas. Se quiser pode estufar na placa, mas em lume muito brando. Aqui tem de estar de “olho”, para o molho não pegar.

Faça o arroz num tacho, coloque 3 chávenas de água, deixe levantar fervura, junte o arroz e o sal, tape o tacho e deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos.

Fatie o pato, coloque as fatias numa travessa, com o arroz e decore com as azeitonas fatiadas.

Bom Apetite.

 

 

Grão Assado no Forno com Especiarias

Grão Assado no Forno com Especiarias

Waffles de Cacau

Waffles de Cacau