Bolachas de Araruta

Bolachas de Araruta

A comida trás sempre memórias. O sabor, a vivência, o cheiro e até os locais.

Para mim a comida é tudo isto, para além do prazer de a fazer. Esta semana precisava de fazer bolachas, os frascos estavam assustadoramente vazios. E lembrei-me das bolachas da minha infância, bolachas de araruta. A minha mãe não as fazia, comprava-as e eram deliciosas. Penso que na altura ainda não havia preocupações com as restrições alimentares, como o glúten. A araruta devia ser mais barata ou devia haver em grande quantidade.

A farinha de araruta vem da raiz da planta Maranta arundinaceae, é originária da América do Sul e muito parecida ao inhame.

É uma farinha semelhante á de amido de milho, mais conhecida por farinha Maizena e pode fazer com a araruta, tudo o que faz com a de milho.

Fui procurar receitas, na bíblia “Pantacruel” mas não encontrei. Fui encontra-las na outra bíblia “Cozinha tradicional portuguesa” da Maria de Lourdes Modesto.

E foi aí que me inspirei, para “matar” as lembranças de quando era menina.

Se têm dificuldade de encontrar esta farinha, procurem na parte dietética dos supermercados, ou façam como eu, comprem on-line na villarrica gourmet e podem usufruir de 5% de desconto. Basta usar o meu código “dahortaparaacozinha”.

 

Espero que gostem.

 

Bolachas de Araruta

Ingredientes:

125 gr de farinha de trigo T55

250 gr de farinha de araruta

125 gr de açúcar

125 gr de manteiga

2 ovos

1 pitada de sal

Raspa de limão

 

Preparação:

 

Junte todos os ingredientes, amasse bem, até ter uma massa tipo areia. Pese bocados de massa com 20 gr, aperte com as mãos para unir bem a massa. Faça bolas.

Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Com um garfo calque um pouco as bolas. Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 20 a 25 minutos, mas não as deixe queimar.

Retire-as e deixe arrefecer numa grade.

 

Bom Apetite.

 

Dica: Não pode substituir toda a farinha de trigo pela de araruta, em bolos, bolachas ou pão.

 

 

 

Panquecas de Iogurte com Aveia

Panquecas de Iogurte com Aveia

Diz que é Uma Espécie de Leite Creme de Nêsperas

Diz que é Uma Espécie de Leite Creme de Nêsperas