Pudim de Banana ao Estilo Americano

Pudim de Banana ao Estilo Americano

Há muito tempo que queria experimentar os biscoitos da Matilde Vicenzi, especialmente por serem sem glúten. Estava curiosa para ver a sua consistência e encontrar uma sobremesa que combinasse perfeitamente com estes lindos biscoitos.

Existem muitas receitas clássicas que utilizam este tipo de biscoitos, a mais famosa, sem dúvida, é o Tiramisù. No entanto, quis fugir do óbvio e optei por preparar um pudim de banana ao estilo americano.

Este icónico pudim de banana, muito popular nos Estados Unidos, surgiu no final do século XIX, quando as bananas começaram a ser amplamente distribuídas no país. Originalmente, era feito com camadas de creme de pasteleiro e biscoitos, mas, com o tempo, o pudim instantâneo e o chantilly tornaram-se ingredientes comuns, tornando a receita mais prática e acessível.

A sobremesa que preparei segue essa tradição: um doce em camadas, feito com pudim instantâneo, natas, biscoitos e bananas. Uma combinação irresistível! Fiz algumas adaptações no creme de natas, juntei-lhe mascarpone, para deixá-lo ainda mais saboroso, e o resultado ficou delicioso. Uma verdadeira homenagem a este clássico indulgente da culinária americana!

Espero que gostem.

 

Pudim de Banana ao Estilo Americano

 

Ingredientes:

1 saqueta de pudim flan instantâneo

500ml de leite gordo

1 c. de chá de extrato de baunilha

200ml de natas

3 bananas

1 c. de sopa de açúcar em pó

1 queijo marcaporne

3 c. de sopa de açúcar

Biscoitos, usei da Matilde Vicenzi

 

Preparação:

Comece por fazer o pudim. Numa taça junte as três colheres de sopa de açúcar com a saqueta do pudim instantâneo, envolva. Junte o leite, mexa, leve ao lume a cozer, quando levantar fervura deixe em lume brando 5 a 6 minutos. Retire do lume e leve ao frio até solidificar.

Bata as natas com o açúcar em pó, junte a baunilha e depois junte o queijo mascarpone. Bata até ter um creme homogéneo. Leve ao frio.

Depois monte o pudim. Numa taça ou copo, coloque no fundo um pouco de pudim, em cima coloque biscoitos grosseiramente esmigalhados, depois coloque rodelas de banana. Repita o processo pelo menos duas vezes. Termine com o creme de mascaporne e polvilhe com os biscoitos. Leve ao frio até servir.

Bom Apetite.

 

Mil-Folhas  com Creme de Pasteleiro de Manga e Maracujá

Mil-Folhas com Creme de Pasteleiro de Manga e Maracujá

Tostas de Queijo Creme com Peras e Mel

Tostas de Queijo Creme com Peras e Mel