Posset de Tangerina
O Posset é uma sobremesa clássica da culinária britânica, cuja história começa na Idade Média. Originalmente, esta preparação era uma bebida quente e reconfortante, feita com leite, álcool e especiarias, utilizada tanto como um tónico para os resfriados como numa bebida para a corte. Com o tempo, a receita evoluiu, tornando-se uma sobremesa cremosa e sofisticada, feita a partir da simples combinação de natas, açúcar e um ingrediente ácido, como sumo de frutas cítricas. O Posset não precisa de ovos, gelatina, e muito menos, de farinha de amido para engrossar.
Embora o original fosse tradicionalmente preparado com sumo de limão, há muito que o Posset passou a incorporar outros sabores, sempre cítricos, pois é apenas o ácido que, em contato com as natas, o engrossa e lhe confere a textura de um pudim.
Gosto de usar frutas da época e, estamos no tempo das tangerinas, foi com elas que fiz o meu Posset. Uma variação moderna deste doce tradicional, onde se destaca a delicadeza e a doçura desta fruta, resultando numa textura aveludada e num sabor refrescante. Perfeito para ser servido como sobremesa após uma refeição especial.
Espero que gostem.
Posset de Tangerina
Ingredientes:
200ml de natas
100g de açúcar
Sumo de 3 tangerinas
1 pitada de sal
Tangerinas, para decorar
Preparação:
Num tacho coloque as natas com o açúcar e o sal. Deixe levantar fervura, baixe o lume e deixe ferver 3 minutos.
Retire do lume e junte o sumo da tangerina, envolva bem.
Coloque em taças, leve ao frio durante a noite.
Sirva frio decorado com gomos de tangerina.
Bom Apetite.
Dica: Não troque as natas por leite, pois esta receita funciona na química de gordura com o ácido da fruta.