Camembert com Figos e Massa Filo

Camembert com Figos e Massa Filo

Muitas vezes perguntam-me o que se pode fazer para uma entrada, que seja rápida de confeccionar e que seja atraente? Respondo sempre: Queijo.

Com ele podemos fazer quase tudo. Mas usá-lo no forno é para mim a melhor forma de usarmos os tipos de queijos moles como o camembert que usei hoje.

Ao queijo no forno junte-lhe frutos secos, frutas ou ervas aromáticas, acompanhado com tostas e um bom vinho e tem uma entrada sofisticada e tão simples.

Hoje usei o camembert com figos e pistácios, mas pode usar o Brie, peras e nozes ou outras tantas alternativas.

 

Espero que gostem.

 

Camembert com Figos e Massa filo

 

Ingredientes:

1 queijo camembert

3 figos

1 c. de sopa de manteiga

2 c. de chá de mel

2 c. de sopa de vinagre balsâmico

1 haste de alecrim

1 pitada de flor de sal

2 c. de sopa de pistácios picados

1 c. de sopa de água

4 folhas de massa filo

Manteiga para pincelar

Fio de cozinha

 

Preparação:

Numa frigideira antiaderente, coloque a manteiga, quando espumar junte, a água, o mel, o vinagre, o sal e os figos partidos ao meio, com a casca para cima. Deixe cozinhar um pouco, mas não deixe os figos ficarem muito moles.

Coloque uma folha de massa filo na bancada, pincele-a com manteiga derretida. Depois coloque outra folha desencontrada e pincele novamente. Repita a operação até ter as 4 folhas pinceladas.

Coloque o queijo no centro da massa. Faça uns cortes na parte de cima do queijo. Regue com uma parte do molho dos figos, disponha em cima as metades dos figos e regue novamente. Junte o alecrim e o pistácio picado.

Feche como se fosse um saco, segurando as pontas da massa. Ate com cordel de cozinha. Volte a pincelar a massa. Coloque o queijo num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré aquecido 180º, durante 20 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, corte o cordel, abra a massa e leve assim para a mesa.

 

Bom Apetite.

 

 

 

 

Caril de Línguas de Bacalhau

Caril de Línguas de Bacalhau

Taça de Pequeno Almoço com Cores e Sabores de Outono

Taça de Pequeno Almoço com Cores e Sabores de Outono