Camembert com Figos e Massa Filo
Muitas vezes perguntam-me o que se pode fazer para uma entrada, que seja rápida de confeccionar e que seja atraente? Respondo sempre: Queijo.
Com ele podemos fazer quase tudo. Mas usá-lo no forno é para mim a melhor forma de usarmos os tipos de queijos moles como o camembert que usei hoje.
Ao queijo no forno junte-lhe frutos secos, frutas ou ervas aromáticas, acompanhado com tostas e um bom vinho e tem uma entrada sofisticada e tão simples.
Hoje usei o camembert com figos e pistácios, mas pode usar o Brie, peras e nozes ou outras tantas alternativas.
Espero que gostem.
Camembert com Figos e Massa filo
Ingredientes:
1 queijo camembert
3 figos
1 c. de sopa de manteiga
2 c. de chá de mel
2 c. de sopa de vinagre balsâmico
1 haste de alecrim
1 pitada de flor de sal
2 c. de sopa de pistácios picados
1 c. de sopa de água
4 folhas de massa filo
Manteiga para pincelar
Fio de cozinha
Preparação:
Numa frigideira antiaderente, coloque a manteiga, quando espumar junte, a água, o mel, o vinagre, o sal e os figos partidos ao meio, com a casca para cima. Deixe cozinhar um pouco, mas não deixe os figos ficarem muito moles.
Coloque uma folha de massa filo na bancada, pincele-a com manteiga derretida. Depois coloque outra folha desencontrada e pincele novamente. Repita a operação até ter as 4 folhas pinceladas.
Coloque o queijo no centro da massa. Faça uns cortes na parte de cima do queijo. Regue com uma parte do molho dos figos, disponha em cima as metades dos figos e regue novamente. Junte o alecrim e o pistácio picado.
Feche como se fosse um saco, segurando as pontas da massa. Ate com cordel de cozinha. Volte a pincelar a massa. Coloque o queijo num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré aquecido 180º, durante 20 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, corte o cordel, abra a massa e leve assim para a mesa.
Bom Apetite.