ShortBread
Shortbread, ou bolachas de manteiga. Um clássico Britânico que nos acompanha desde crianças. Uma bolacha que tem nome de pão e não é por acaso. Pois estas bolachas evoluíram de um pão, medieval feito no século XII, chamado “biscoito”. Eram feitos de sobras de pão, torradas, para um biscoito amanteigado.
Dizem que foi a Rainha Maria da Escócia, que pediu aos seus chefes franceses que aprimorassem o biscoito e claro eles acrescentaram manteiga. Pois é a manteiga que lhe dá o nome “short”, que na pastelaria significa, quebradiço. Passou a ser um luxo e caro, para as pessoas da época. Curiosamente estas bolachas na altura tinham uma forma de bolacha redonda gigante, que se cortava em triângulos.
A partir daí o shortbread para ser chamado assim, tinha de ter manteiga e de boa qualidade. A receita original refere: 2 partes de manteiga, 1 de açúcar e 3 de farinha. Nada mais simples, três ingredientes para fazer uma das bolachas mais famosas do mundo.
No início do século XX, o governo Britânico, decretou, que as bolachas só podiam levar o nome de shortbread se na sua composição incluísse manteiga verdadeira e não qualquer outra gordura.
Hoje, o shortbread é feito com os mesmos ingredientes, embora outros aromas sejam adicionados. Eu usei sumo de limão.
Espero que gostem.
ShortBread
Ingredientes:
300 gr de manteiga, sem sal e amolecida
125 gr de açúcar
500 gr de farinha
½ limão, só sumo
1 pitada de sal
Preparação:
Numa batedeira bata o açúcar com a manteiga, até ficar homogéneo. Junte a farinha, o sumo de limão e o sal, bata em velocidade média até obter uma pasta lisa, mas a esfarelar ainda um pouco.
Faça uma bola, enrole em película aderente e leve ao frio uma hora.
Estenda com o rolo da massa numa bancada enfarinhada, e corte as bolachas, com 1 cm ou 1,5 cm, de espessura.
Coloque as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 12 minutos.
Retire-as com a ajuda de uma espátula e deixe arrefecer numa grade.
Bom apetite.
Dica: Pode fazer a massa e guarda-la no frigorifico por duas semanas. Não se estraga, pois não tem ovos.