Fraisier de morango

Fraisier de morango

Não consigo ficar indiferente a esta sobremesa. De origem Francesa, este bolo em camadas, é um exemplo de frescura, cor e beleza.

Sempre achei que era uma confecção difícil e demorada. É verdade, demorada sim, mas não com uma grande dificuldade, só quando se desenforme é necessário ter algum cuidado.

E esta sobremesa é daquelas para pôr na mesa, naquelas refeições especiais em que temos a família toda reunida. Não foi o caso este ano, mas tinha de fazer um bolo que fizesse jus aos 90 anos da minha mãe. E apesar de visualmente não estar perfeito (dificuldades de principiante) o sabor, esse estava todo lá.

Espero que gostem.

 

Fraisier de Morangos

Ingredientes:

Para o Genoise ou pão de ló

3 ovos L

100 gr de açúcar

100 gr de farinha de trigo

25 gr de manteiga derretida

 

Para a Mousseline/Recheio

400 ml de leite

3 gemas

200 gr de açúcar + 50 gr de açúcar

½ vagem de baunilha

60 gr de farinha Maizena

150 gr de manteiga á temperatura ambiente

200 gr de queijo mascarpone á temperatura ambiente

Morangos q.b. depende do formato da forma

 

Para a Calda

1/3 chávena de água

1/3 de chávena de açúcar

1 c. de sopa de rum

 

Para a Cobertura

200 gr de natas

15 gr de açúcar de confeiteiro

morangos para decorar

 

Preparação:

Derreta a manteiga e deixe esfriar.

Comece por fazer o pão de ló. Numa batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata em velocidade alta, até obter um creme fofo e esbranquiçado e tenha duplicado de volume. Mais ou menos 10 minutos.

Peneire a farinha, adicione  e gentilmente envolva com uma espátula. Adicione a manteiga derretida, mas fria. Envolva.

Coloque numa forma redonda de fundo amovível, previamente untada. Leve ao forno a 180º durante 15 minutos. Mas espete sempre o palito. Desenforme e deixe arrefecer numa grade.

Coloque o leite com a vagem da baunilha e metade do açúcar, 100 gr. Deixe levantar fervura, desligue o lume. Deixe ficar em infusão 5 minutos. Retire a vagem da baunilha.

Numa taça coloque as gemas, o restante açúcar e bata vigorosamente. Junte a farinha Maizena e envolva bem. Vaze um pouco de leite e mexa para os ovos não talharem.

Deite tudo no tacho onde está o restante leite, leve ao lume. Mexa com uma vara de arames e deixe engrossar, sempre a bater.

Coloque numa taça, tape com pelicula aderente mesmo colada ao creme e deixe arrefecer á temperatura ambiente.

Entretanto faça a calda. Leve ao lume o açúcar e a água, deixe levantar fervura. Desligue o lume e junte o rum. Deixe arrefecer completamente.

Numa batedeira bata o queijo mascarpone com os 50 gr de açúcar. Retire. Quando o creme de pasteleiro estiver á temperatura ambiente, coloque-o na batedeira e bata, junte a manteiga que também deve estará à mesma temperatura e vá batendo para a manteiga incorporar no creme. Adicione o queijo e bata.

Corte a ponta dos morangos e depois corte-os ao meio. Corte o bolo em dois. Uma parte disponha na base da forma de fundo amovível ou coloque num prato de servir com um aro. Pincele com a calda. Disponha as metades dos morangos todo á volta bem encostadas, ao aro da forma e em cima do bolo. Vaze o creme e espalhe bem com uma espátula para o creme tapar bem os morangos. Coloque a outra metade do bolo e volte a pincelar com a calda. Leve ao frigorifico pelo menos durante a noite.

Desenforme com cuidado, na hora de servir, bata as natas com o açúcar até obter um chantilly, barre o topo do bolo e decore com morangos cortados em cubinhos.

Bom Apetite

 

 

 

 

 

 

 

 

Pêssegos Melba

Pêssegos Melba

Aveia adormecida com Iogurte e Mirtilos

Aveia adormecida com Iogurte e Mirtilos