Bolo de Crepes

Bolo de Crepes

Se há fruta que nos faz lembrar o verão e que fica sempre bonita em qualquer sobremesa são os morangos.

Fazem sobremesas bonitas e frescas e são a tentação de pequenos e graúdos.

Tinha alguns morangos e queria fazer uma sobremesa vistosa. Inspirada na sobremesa Francesa Dacquoise, que é uma sobremesa em camadas de merengue e creme. Resolvi fazer uma mais simples. Bolo de crepes com morangos. Afinal o que é um bolo de crepes? É um bolo ás camadas de crepes e creme. Também lhe chamam “Mille crepe”, pois são necessários vários crepes para conseguir fazer um bolo alto. Normalmente são só feitos em camadas de crepe e creme, mas resolvi juntar morangos fatiados entre cada camada.

Os crepes, são simples de fazer, depois é só o creme e algum tempo a montar. E temos uma sobremesa para ser a estrela da mesa.

 

Espero que gostem.

 

Bolo de Crepes com Morangos:

 

Ingredientes

Para os crepes:

250 gr de farinha sem fermento

1 pitada de sal

4 ovos

600 ml de leite

1 limão, só raspas

1 c. de sopa de manteiga derretida

 

Para o creme:

400 ml de natas

200 gr de queijo mascarpone

2 c. de sopa de açúcar

1 c. de sobremesa de extracto de baunilha

500 gr de morangos

 

Preparação:

Comece por fazer os crepes. Peneire a farinha e o sal, coloque a farinha e todos os outros ingredientes, numa bimby ou em outro processador e bata bem até ficar homogéneo.

Aqueça uma frigideira antiaderente, despeje uma concha de massa que dê para tapar todo o fundo da frigideira. Deixe fritar por um minuto, até que a base comece a dourar.

Vire o crepe com uma espátula e deixe fritar mais 30 a 40 segundos. Retire. Repita a operação, até ao fim da massa. Deixe arrefecer completamente.

Faça o creme. Corte em cubinhos 6 a 8 morangos. Bata as natas em chantilly, acrescente o açúcar e continue a bater. Junte o queijo, e a baunilha e volte a bater. Adicione os morangos cortados e bata para se desfazerem no creme, mas não totalmente.

Corte os restantes morangos em fatias no sentido da altura. Agora é só montar o bolo.

Coloque um crepe num prato de servir, coloque por cima creme que dê para o tapar. Coloque os morangos á volta do crepe sempre do lado de fora, deixando creme ao meio. Repita a operação até ter crepes e creme. Finalize com morangos a tapar todo o creme. Leve ao frio pelo menos duas horas antes de servir.

 

Bom Apetite.

 

 

Quinoa Doce, com Crumble de Maçã

Quinoa Doce, com Crumble de Maçã

Tabbouleh com Quinoa

Tabbouleh com Quinoa