Húmus de Azeitonas

Húmus de Azeitonas

Pasta de azeitonas, húmus, tapenade, patês, etc., etc.. Pastas de ingredientes, que servem para barrar pão ou tostas. Em cada ponto do Mundo, há uma pasta caraterística de cada região. Nós temos a pasta ou pastada de azeitonas, que se carateriza por uma pasta de azeitonas, com azeite, tomilho e sumo de limão.

Esta pasta era essencialmente usada pelos pastores. As azeitonas fazem parte da gastronomia Portuguesa e da dieta mediterrânea. Se antigamente a pasta era feita para aproveitar as azeitonas mais velhas, hoje ela é feita como produto gourmet, mas também para consumir as azeitonas de outras formas, para agradar a consumidores mais novos e mais exigentes.

Gosto de pastas, pois sabem que adoro petiscos. E gosto de misturar as várias formas de pastas que conheço e que consumo.

Hoje resolvi adaptar o húmus cujo ingrediente obrigatório é o grão e juntar-lhe as azeitonas da nossa portuguesa pasta de azeitonas. O resultado foi delicioso.

 

Espero que gostem.

 

Húmus de Azeitonas

 

Ingredientes:

1 chávena de grão cozido

½ chávena de azeitonas descaroçadas pretas

½ chávena de azeitonas descaroçadas verdes

1 limão, só o sumo

1 raminho de coentros

1 dente de alho

Pimenta q.b.

Paprika q.b.

Azeite q.b.

3 c. de sopa de tahine

 

Preparação:

Numa Bimby ou em outro processador, coloque o grão, as azeitonas, o sumo de limão, os coentros, a pimenta, o dente de alho e o thaine. Processe tudo até obter um creme.

Coloque numa taça, regue com um fio de azeite e salpique com a paprika.

Sirva simples com gressinos, tostas ou pão. Ou coloque este húmus numa tábua de queijos.

 

Bom Apetite.

Barras de Iogurte Gelado

Barras de Iogurte Gelado

Pudim de Chia com Morangos

Pudim de Chia com Morangos