Pão para "Busy People"

Pão para "Busy People"

Já fez um ano que estamos em confinamento, e nessa altura todos nós começámos a fazer mais receitas em casa e a do pão foi uma delas.

Na altura o fermento esgotou nos supermercados dada a grande procura.

E todas as receitas foram experimentadas. Com massa mãe, com Isco, levedados, bem amassados, outros nem por isso, como a receita da Filipa Gomes, que até ganhou o nome “Pão da pandemia”.

Mas também começámos a verificar, que isto de fazer bom pão não é para qualquer um, e que muitas receitas eram demoradas.

Mas gosto de quando em vez fazer pão. Gosto de juntar farinhas, sementes, legumes, sabores e ter pães diferentes.

Nas minhas pesquisas deparei-me com uma receita de pão que me pareceu incrível. Não precisa de amassar, nem precisa de levedar. Curiosos? Pois também eu.

A Annabelle Langbein, de que sou fã, faz este pão e deu-lhe um nome que diz tudo sobre ele. Pão para pessoas atarefadas – Busy People´s Bread e está tudo dito.

Esta receita dá para fazer dois pães, em formas de bolo inglês. Pode achar que é muito pão, mas desengane-se, este pão come-se num instante. Mas também o pode torrar ou mesmo congelar.

Espero que gostem.

Pão para Busy People

Ingredientes:

2 chávenas de água a ferver

2 chávenas de água fria

4 c. de chá de mel

6 c. de chá de fermento seco

2 ¾ de chávena de farinha branca, T65

2 ¾ de farinha integral

3 c. de chá de sal

2 chávenas de sementes de girassol

¼ de chávena de sementes de abóbora

Preparação:

Pré-aqueça o forno a apenas 80º e unte e forre duas formas de 25 x 10cm com papel manteiga.

Numa tigela grande, misture a água a ferver com o mel para dissolver. Adicione a água fria e o fermento, mexa e reserve por 10 minutos.

Numa batedeira adicione a farinha branca, a integral, e o sal. Vá adicionando a água com fermento e bata moderadamente. Junte as sementes de girassol e misture com uma colher grande até obter uma massa bem solta e húmida.

Divida a mistura entre as duas formas de pão preparadas, ou utilize uma forma grande. Espalhe uniformemente e alise a massa (as formas devem ficar a dois terços). Polvilhe com duas  colheres de sopa de sementes de abóbora por cima de cada pão e com uma tesoura, dê uns golpes no topo de cada pão em pelo menos 3 ou 4 sítios para que cresça uniformemente sem se partir.

Pré aqueça o forno a 80º, asse por 20 minutos, depois aumente o forno a 210˚ ​​e asse por mais 30-40 minutos. Quando cozinhados, os pães soam vazios quando batidos. Retire as formas ainda quentes e deixe arrefecer. Este pão fica fresco por vários dias e tosta bem.

Bom Apetite.

 Nota. O pão leveda, quando o forno está a 80º, nunca passe este passo.

Creme de Favas com Chouriço

Creme de Favas com Chouriço

Bolo de Cenoura e Coco

Bolo de Cenoura e Coco