Alho Francês Grelhado com Molho Holandês

Alho Francês Grelhado com Molho Holandês

Não sei se vos acontece, mas comigo acontece muitas vezes. Desejar experimentar, o quanto antes, uma receita que apreciei num restaurante. Ao degustar algo saboroso, a minha curiosidade desperta acerca da sua confeção e dos elementos que o tornam singular. Isso leva-me logo, assim que possível a replicar essa experiência na minha casa. Preparar refeições em casa pode ser uma atividade gratificante. Ao tentar reproduzir uma receita de um restaurante com sucesso, experimentamos uma sensação de realização pessoal, e oferece-nos a oportunidade de compartilhar momentos especiais com entes queridos.

Foi o que aconteceu com a receita que vos trago hoje. Tentei replicar uma receita de que gostei muito. Não percebi logo como era confecionado, o alho francês, que na carta dizia que era grelhado. O molho pareceu-me o holandês.

A dificuldade era perceber como o alho francês tinha sido grelhado, pois estava bem cozinhado. Depois de umas pesquisas na internet muitas das opções apresentavam o alho cozinhado ao vapor. Mas vi uma bem interessante. Grelhar o alho para poder ter as marcas do grelhador, como tinha o alho do restaurante, e ao mesmo tempo colocar água e tapar o grelhador e assim o alho francês assa e ao mesmo tempo ganha humidade para o amolecer.

Quanto ao molho não tive dificuldade em fazer um, e modéstia à parte, até acho que o meu molho holandês fica sempre bem.

E aqui está a minha receita de alho francês grelhado, que pode pôr na sua mesa de Páscoa como uma entrada elegante e deliciosa.

Espero que gostem.

Alho Francês Grelhado com Molho Holandês

Ingredientes:

2 alhos franceses, não muito grossos

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Um fio de azeite

pinhões q.b.

cebolinho q.b.

 

Para o molho holandês:

2 gemas

5g de sumo de limão

110g de manteiga

Pimenta de caiena q.b.

Sal q.b.

 

Preparação:

Coloque a água num tacho e deixe ferver. Baixe o lume. Bata as gemas com o sumo do limão. Coza em banho-maria, batendo sempre e não deixando a taça entrar em contacto com a água que está quente. Deve demorar mais ou menos 5 minutos.

Junte a manteiga aos poucos sempre a bater e deixe acabar de engrossar.

Tempere com sal e pimenta de caiena.

Lave bem os alhos, corte a parte mais verde e dura, assim como a parte dos fios. Coloque os alhos num grelhador bem quente e deite um fio de azeite, e deixe-os grelhar um pouco, tempere com sal e pimenta. Junte um pingo de água, tape o grelhador e deixe acabar de grelhar.

Retire do lume, e sirva quentes com o molho e decore com pinhões e cebolinho picado.

Bom Apetite.

 

 

 

 

Pudins de Fruta

Pudins de Fruta

Bolo de Banana (Banana Bread) com Azeite

Bolo de Banana (Banana Bread) com Azeite