Gelado de Café

Gelado de Café

Gelado. Não é consensual a sua origem. Uns dizem que foram os chineses, outros dizem que foram os Árabes. Certo é que tanto uns como os outros usavam neve misturada com polpa de fruta, daí a palavra “sberbeth”, palavra árabe para designar o que chamamos hoje de sorvete. Os gelados sempre foram apreciados, em todas as civilizações. Considerados sobremesa para gente rica, faziam furor nas cortes europeias.

Hoje também gostamos deles e o seu consumo é cada vez maior. Trago-vos um gelado com um ingrediente muito apreciado cá em casa.

Espero que gostem

Gelado de café

Ingredientes:

2 chávenas de leite

2 chávenas de natas

1 chávena de açúcar

2 chávenas de café, de café expresso forte, usei Nespresso Kazaar

6 gemas

1 pitada de sal

Preparação:

Num tacho coloque o leite, as natas e o açúcar. Deixe levantar fervura. Adicione as duas chávenas de café expresso, sem açúcar, e o sal. Mexa bem.

Numa taça coloque as gemas, envolva bem. Junte um pouco do líquido e mexa-as bem.

Com o tacho fora do lume, deite as gemas em fio mexendo sempre. Leve novamente o tacho ao lume baixo e deixe engrossar e cozer os ovos.

Coloque o preparado numa taça, e esta em cima de uma tigela com gelo, para arrefecer rapidamente.

Vaze para a máquina de gelados e siga as instruções.

Leve ao frio pelo menos 3 horas.

Bom Apetite.

Dica: Se não tiver máquina de fazer gelados, coloque o preparado numa caixa, leve ao congelador e mexa com um garfo de hora a hora, pelo menos 3 a 4 vezes.

Mas se tiver uma Bimby ou um processador forte faça da seguinte forma: leve ao frio o preparado até congelar. Na hora de servir coloque o gelado na Bimby e bata bem, fica com a consistência de gelado.

Parfait com Compota de Alperce

Parfait com Compota de Alperce

"C.obbler" de Alperces

"C.obbler" de Alperces