Camembert Assado no Forno com Tapenade
Gosto de queijos, já não é nenhuma novidade. O Camembert é, sem dúvida, um dos que gosto mais, de entre os queijos moles.
É um dos mais famosos queijos franceses. E em Portugal, também já há quem os faça, tão bons, ou até melhores.
A aqui muito perto de mim, na Maçussa o Sr. Adolfo Henriques, na Quinta da Granja, faz uns queijos surpreendentes.
Este queijo para além de ficar bem em qualquer tábua de queijos presta-se também a inúmeras e surpreendentes composições culinárias.
Na minha vida profissional, tive trabalhos que gostei mais e outros menos. Produtos com que me identificava mais outros menos. Nos anos 90, foi pedido á Agência onde trabalhava pela União Europeia, uma campanha publicitária, para esclarecer e incentivar o consumo do azeite na Europa. Estávamos ainda na época das margarinas e era preciso combater esse hábito. Apesar de sempre ter vivido em Lisboa, sou filha do campo, com hábitos do campo. Em casa dos meus avós e pais sempre consumimos azeite, e mesmo quando tive a minha casa nunca me habituei a outra gordura que não fosse o azeite. Quero com isto dizer, que os alimentos são de modas, de pressões da indústria alimentar e muitas vezes pelo mais fácil.
Esta receita foi uma entre várias que fazia parte de um livro de receitas lançado pela Casa do Azeite em Portugal. E que eu faço várias vezes, podendo trocar os queijos, conforme o gosto.
Queijo Camembert assado no Forno com Tapenade
Ingredientes para 4 Pessoas
200 g de Massa folhada
160 g de Queijo Camembert
1 gema de ovo
Modo de Preparação
Estenda a massa folhada e corte-a em quadrados, (ou compre já cortada em quadrados individuais) dobre em triangulo, deixando ficar um excesso de massa mais ou menos 2 cm. Corte esse excesso rente ao triangulo, mas não deixe separado, na ponta onde se unem os dois cortes.
Abra o triangulo e recheie com uma fatia de queijo. Tape e feche bem com os dedos. As duas tiras que cortou vire para cima do triangulo dando-lhe um efeito de trança.
Pincele com ovo batido misturado com um pouco de água e salpique com sementes de sésamo preto.
Leve ao forno a gratinar, durante aproximadamente 4 minutos.
Retire-o do forno e sirva acompanhado de Tapenade.
TAPENADE
150 G Azeitonas pretas sem caroço
15 g anchovas
20 g Alcaparras
15 g alho picado
Sumo de limão q.b.
Azeite extra virgem q.b.
Pimenta q.b.
Num copo misturador, ou numa Bimby triture as azeitonas, as anchovas, as alcaparras e o alho até ficar fácil de barrar, mas ainda com alguns pedaços.
Junte cuidadosamente o sumo de limão e o azeite a gosto sem triturar demasiado. A tapenade deve ter textura.
Retifique os temperos com pimenta, mais sumo de limão e azeite.
Sirva com uma salada a gosto.
Bom Apetite.