Pasticcini,  Biscoitos de Amêndoa e Limão

Pasticcini, Biscoitos de Amêndoa e Limão

Ainda não vou falar do Natal, mas estes biscoitos são óptimos para oferecer nesta época do ano.

Pode fazê-los com alguma antecedência e são deliciosos. São de origem Italiana, mais concretamente da Sicília, e são conhecidos por “Pasticcini”, mas são feitos por toda a Itália.

São biscoitos feitos com farinha de amêndoa e claras, bem macios por dentro e crocantes por fora. Podem ser aromatizados com citrinos ou com licores, eu usei a raspa de um limão.

A amêndoa, curiosamente, não é nativa da Europa. As primeiras amêndoas foram cultivadas no Oriente Médio e provavelmente foram introduzidas na Sicília por volta de 1000 AC.

Na Sicília, a amendoeira simboliza o amor desde os antigos mitos gregos.  Um desses mitos tem a ver com “Phyllis”, uma nobre donzela, que se casa com “Demophon”, um soldado que vai para a guerra de Tróia, logo a seguir ao casamento, mas promete voltar. Phyllis morre de tanto esperar pelo seu marido, pois pensava que ele a havia esquecido.

Uma amendoeira cresce no seu túmulo e, quando “Demophon” volta para casa, a árvore floresce.  Além de ser um símbolo do amor e de muitas outras coisas, as amêndoas estão cheias de substâncias nutritivas boas para o nosso corpo.

Os biscoitos originais levam uma cereja cristalizada no meio de cada biscoito, mas eu resolvi colocar uma amêndoa.

Para ficarem mais bonitos, normalmente os Sicilianos colocam a massa num saco de pasteleiro e fazem o biscoito em formato de ondas. Para ser mais fácil, resolvi fazê-los em bolas e ficaram também bonitos.

Espero que gostem.

 

 

“Pasticcini” Bolachas de Amêndoa e Limão

 

Ingredientes:

3 chávenas de farinha de amêndoa

1 chávena de açúcar

1 pitada de sal

1 limão, só a raspa

1 c. de chá de extracto de baunilha

3 claras de ovo

Açúcar de confeiteiro

 

Preparação:

Numa taça misture a farinha com o açúcar. Junte o sal, as raspas do limão, a baunilha e as claras. Mexa bem para envolver todos os ingredientes e ficar uma massa homogénea.

Leve a massa ao frigorifico, durante uma hora. Com as mãos faça bolas do tamanho de bolas de golfe, passe-as pelo açúcar de confeiteiro e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Coloque uma amêndoa em cada bola, calcando para que ela fique fixa na massa.

Leve a cozer em forno pré aquecido a 180º, durante 15 minutos.

Retire do forno com cuidado e coloque as bolachas a arrefecer numa grade.

Quando frias, coloque as bolachas num frasco hermético.

Bom Apetite.

 

 

 

 

Ovos Cozidos em molho de Tomate no Forno

Ovos Cozidos em molho de Tomate no Forno

Triffle de Bolacha de Baunilha e Banana

Triffle de Bolacha de Baunilha e Banana