Parfait de Manga e Café

Parfait de Manga e Café

Perfeito! Este Parfait de manga e café. O Parfait é um doce da cozinha Francesa, criado no século XIX, mas ainda hoje é considerado um dos melhores representantes da cozinha Francesa. A receita consiste num doce ás camadas, que deverá ter merengue, creme de ovos ou mousse e fruta. E até pode ter um toque alcoólico. É servido frio. Mas existem várias versões e todas elas lhes vão introduzindo um ou outro toque. Por exemplo os Americanos fazem o Parfait com iogurte, granola e frutas frescas.

O meu Parfait de hoje, inclui um biscoito embebido em café, creme inglês e puré de manga. Uma sobremesa fresca, com muito pouco açúcar, só o do creme, e bem refrescante.

 

Espero que gostem.

 

Parfait de Manga e Café

 

Ingredientes:

2 mangas maduras

palitos de champagne, ou outro biscoito duro

3 chávenas de café de café, usei Roma da Nespresso

2 folhas de gelatina

 

Para o creme Inglês:

1 litro de leite

4 gemas

1 vagem de baunilha

100 gr de açúcar

1 c. de sopa de Maizena

 

Preparação:

Comece por fazer o creme Inglês. Num tacho coloque o leite e a vagem de baunilha cortada ao meio e deixe ferver, retire do lume e deixe em infusão 10 minutos. Retire a vagem.

Numa taça coloque as gemas, o açúcar e a maizena, envolva. Vaze um pouco de leite para os ovos, mexa bem com uma varinha de arames. Vaze os ovos no leite a que já acendeu o lume, e mexa até levantar fervura. Retire do lume, coloque numa taça. Tape com película aderente, esta tem de ficar a tocar o creme para não criar crosta, leve ao frio.

Coloque a gelatina de molho em água fria. Depois leve ao micro-ondas para derreter.

Reduza uma manga a puré, adicione a gelatina, envolva bem. Leve ao frio.

Descasque a outra manga e corte-a aos cubos ou ás tiras, como gostar mais. Tire os cafés.

Vamos começar a montar o doce: Parta os biscoitos ao meio, embeba no café e coloque no fundo da taça, pelos menos 3 biscoitos.

Adicione duas colheres de sopa bem cheias de creme inglês, depois disponha os cubos de manga. Adicione o puré da manga, depois mais creme inglês e por fim manga a decorar.

Leve novamente ao frigorifico.

Sirva frio.

 

Bom Apetite.

 

Dica: A vagem de baunilha não deite fora, guarde-a num frasco juntamente com açúcar, assim tem sempre açúcar baunilhado.

 

 

 

 

Espetadas de frango com Legumes grelhados

Espetadas de frango com Legumes grelhados

Queques com Mirtilos

Queques com Mirtilos