Muffins de Amêndoas com Sementes de Papoila
Porque comemos sementes de papoila? Com sabor a nozes e levemente picantes as sementes de papoila, comem-se desde os tempos antigos. Pois já na Babilónia, Egipto e na Assíria as sementes de papoila eram cultivadas. Os Romanos, já conheciam as grandes propriedades que estas sementes têm. Misturavam as sementes em vinho e mel, e davam aos atletas dos jogos. Em toda a Europa Central e Ásia, elas são usadas para aromatizar e embelezar vários pratos. Pães doces e salgados, strudels e os bagels.
Por cá também já nos rendemos a esta semente, que nalguns pratos serve de espessante, também decoramos pães e bolos. Foi o que fiz hoje com muffins de amêndoa, aromatizados com sementes de papoila.
Espero que gostem.
Muffins de Amêndoa e Sementes de Papoila
Ingredientes:
115g de manteiga derretida
200g de açúcar
300g de farinha T55
100g de farinha de amêndoa
1 c. de chá de fermento
25g de sementes de papoila
1 c. de café de sal
1 laranja, só a raspa
2 ovos L
250ml de leite
½ chávena de amêndoas lascadas
Preparação:
Derreta a manteiga. Numa taça junte todos os sólidos e envolva. Noutra taça junte os ovos e o leite e bata, junte a manteiga já fria e envolva. Vaze os líquidos nos sólidos e com uma colher de pão envolva. Não bata muito a massa.
Coloque uma ou duas colheres de gelado em cada forminha de papel, que já deve estar nas formas dos muffins. Salpique com as amêndoas lascadas.
Leve ao forno a 200º, durante 35 minutos. Retire do forno, deixe descansar um pouco, retire das formas e acabe de arrefecer numa grade.
Bom Apetite.