Clafoutis de Nectarinas

Clafoutis de Nectarinas

As nectarinas estão aí no seu esplendor, doces e sumarentas. A nectarina não é um cruzamento entre o pêssego e a ameixa, como muitos de nós podemos pensar, mas sim um cruzamento entre pêssegos de pelo e pêssegos de pele suave. O seu nome vem da palavra néctar, dado o seu aroma e gosto.

Originária da China, andou muito tempo longe dos mercados europeus, agora melhorada, existem várias variedades e é consumida e cultivada em todo o Mundo.

Gosto particularmente delas, e hoje lembrei-me de fazer uma sobremesa Francesa com esta fruta. O Clafoutis sobremesa cuja fruta original são as cerejas. Gosto desta sobremesa que não tem massa, mas sim um creme de ovos onde se coloca fruta. Pode não ser muito consensual, mas faço Clafoutis com quase toda a fruta que gosto, receitas aqui. A receita do Clafoutis original tem farinha de trigo e leite. Faço os meus independentemente da fruta que uso, com farinha de amêndoa e com natas, receita dada por uma amiga francesa há muitos anos. Nunca percebi se tinha a ver com o gosto dela ou se cada região em França tinha os seus ingredientes, como acontece muito nas receitas.

Espero que gostem.

Clafoutis de Nectarinas

Ingredientes:

3 nectarinas grandes e maduras

200 ml de natas

75 gr de farinha de amêndoa

75 gr de farinha Maizena

1 c. de chá de extracto baunilha

1 pitada de sal

3 ovos

100 gr de açúcar

Açúcar de pasteleiro para polvilhar

Manteiga para barrar

Preparação:

Pode usar uma forma de cerâmica redonda, ou outra. desta vez fiz num tabuleiro com 24x20 cm. Barre com manteiga, coloque um papel vegetal e barre novamente com manteiga.

Lave as nectarinas, descasque-as e retire o caroço. Corte em meias luas e disponha-as na base da forma.

Numa batedeira junte o açúcar, as farinhas, o sal e envolva. Junte os ovos um a um e continue a bater entre cada adição, numa velocidade média até ficar um creme homogéneo. Junte as natas e a baunilha e bata novamente.

Despeje o creme por cima das nectarinas, bata o tabuleiro na bancada, para sair qualquer bolha de ar. Leve ao forno pré aquecido a 190º durante 35 minutos.

Deixe arrefecer um pouco. Na altura de servir polvilhe com açúcar. Sirva morno, simples ou com uma bola de gelado.

Bom Apetite.

Nectarinas Assadas no Forno com Alecrim

Nectarinas Assadas no Forno com Alecrim

Remoulade de Raíz de Aipo e Maçã

Remoulade de Raíz de Aipo e Maçã