Sericaia

Sericaia, uma receita do convento de Nossa Senhora da Conceição ou Santa Cruz em Elvas.

De freiras xabreganas, foi fundado em 1526. Recolhia as meninas das melhores famílias e daí ser considerado um convento rico, devido ás doações. A mesa era farta ao contrário de outros conventos e a ementa doce.

Do convento para as nossas mesas, felizmente, pois é um doce muito saboroso e que prova o quanto é rica a nossa doçaria conventual. Considerado também um doce de Natal como quase todos os doces conventuais. E este está sempre na minha mesa.

Espero que gostem.

Sericaia, doce conventual

Ingredientes

casca de 1 limão

1 litro de leite

1 pau de canela

sal q.b.

10 ovos

125 gr de farinha

250 g de açúcar

canela em pó q.b.

ameixas de Elvas em calda (opcional)

 

Preparação

Num tacho, ferva o leite com a casca do limão, o pau de canela e um pouco de sal. Deixe arrefecer. Bata as gemas com o açúcar até ter um creme fofo. Adicione o leite à farinha e desfaça bem. Junte ao creme de gemas e envolva bem.

Leve ao lume brando sempre a mexer até engrossar. Depois de ferver, retire do lume e deixe arrefecer. Retire a casca do limão e o pau de canela.

Bata as claras em castelo bem firme. Junte o creme já frio ás claras e envolva. Depois, num prato fundo de barro que possa ir ao forno, deite o creme ás colheradas, ou seja, umas ao alto, outras deitadas. Polvilhe abundantemente com canela, deve ficar bem castanho. Leve ao forno pré aquecido a 220º C durante 40 minutos. Deve abrir fendas para estar pronto.

Sirva ao natural ou com calda de ameixas de Elvas, ou outra geleia a gosto.

Bom Apetite.

Dica: O forno tem de estar bem quente. Antigamente este doce era cozido em forno a lenha, único que dava a garantia de elevadas temperaturas, para o doce abrir fendas.

 

Bolo de Anjo (Angel Cake)

Bolo de Anjo (Angel Cake)

O Arroz de Pato da Minha Mãe

O Arroz de Pato da Minha Mãe