Carpaccio de Ananás com Hortelã e Romã
Carpaccio. Prato Italiano, feito com carne crua de bovino, cortada em fatias quase translucidas acompanhado de lascas de queijo parmesão e azeite. Normalmente é servido como entrada e faz as delícias dos apreciadores.
Reza a lenda que o seu nome vem do pintor Vittore Carpaccio, que pintava com a cor encarnada, cor naturalmente da carne crua. Mas foi uma condessa de Veneza, no seu restaurante preferido que pediu, um prato de carne crua, pois tinha muita falta de ferro. O chefe Giuseppe Cipriani apresentou-lhe, carne crua cortada de forma quase translucida. E foi assim que nasceu o carpaccio nos idos anos 50 do seculo passado.
O conceito está dado e a imaginação também. Daí apareceram receitas com outros produtos, salgados e doces, peixe, marisco, vieiras e fruta. Hoje o nome carpaccio numa receita designa o tipo de corte, seja em que tipo de ingrediente for.
É o que acontece com o Carpaccio de ananás.
Uma sobremesa de que gosto muito, pela sua frescura.
Espero que gostem.
Carpaccio de Ananás com Romãs e Hortelã
Ingredientes:
½ ananás
3 hastes de hortelã
½ chávena de açúcar
½ lima ou limão, só o sumo
½ romã
Preparação:
Descasque o ananás, com uma mandolina corte-os ás fatias bem fininhas. Coloque-as numa travessa de servir.
Numa Bimby ou em outro processador coloque o açúcar, as folhas de hortelã e pique até ter uma areia verde.
Disponha sobre o ananás e regue com o sumo da lima. Deixe ir ao frio cerca de 1 hora, para os sucos formarem uma calda e aromatizarem o ananás.
Na hora de servir decore com folhas de hortelã e bagos de romã.
Bom Apetite.