Sablé Breton (Bolachas de Manteiga)

Sablé Breton (Bolachas de Manteiga)

Gosto de bolachas, biscoitos, cookies e tudo o mais que possamos degustar, simples ou com uma chávena de chá, café, ou chocolate quente.

Hoje não se tem o hábito de fazer bolachas em casa. Eu também não tive enquanto trabalhava.

Mas hoje que as faço, chego á conclusão que era um disparate não as fazer. Mais saborosas, muito mais saudáveis, mesmo que tenham manteiga e açúcar, muito mais baratas e nem levam assim tanto tempo a confecionar.

Por isto tudo ando sempre á procura de novas receitas, até porque o Natal está á porta e é preciso ter ideias para não nos repetirmos todos os anos.

Encontrei umas bolachas de manteiga, que adoro, mais conhecidas por Sablé Breton, pois a sua origem é Francesa. Até aqui nada de especial, faço-as várias vezes porque gosto de bolachas crocantes e estaladiças. Mas estas têm a particularidade de levarem coco, outro ingrediente que adoro.

Nem esperei mais tempo, tive que as ir fazer, testá-las, pois gosto de testar tudo antes de oferecer. Rui Ribeiro @fazecome, foram testadas e aprovadas, para os cabazes de Natal e foram uma inspiração. A receita e a fotografia.

Bolachas Sablé Breton com Côco (receita @faz e come)

Ingredientes:

150 gr de açúcar mascavado, usei amarelo

150 gr de manteiga fria, cortada aos cubos

200 gr de farinha sem fermento

25 gr de côco ralado

5 gr de fermento tipo royal

3 gemas de ovos grandes

Preparação:

Coloque todos os ingredientes, à excepção das gemas, na taça da batedeira ou no processador de alimentos. Se não tiver amassadeira ou processador, pode perfeitamente executar esta tarefa com as pontas dos dedos.
Processe, com a pá/raquete, até obter uma mistura esfarelada.
Adicione as gemas e misture até obter uma massa homogénea.
Coloque a massa obtida entre duas folhas de papel vegetal e estique, até obter uma lâmina de massa com cerca de 6 mm de espessura. Não adicione farinha; se a massa começar a agarrar ao papel, vá descolando o mesmo, e dê a volta às folhas.
Corte as bolachas ajudando-se de um cortador redondo com cerca de 5/6 cm de diâmetro e coloque-as, com algum espaço de separação entre elas, num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Junte os excedentes de massa, evitando amassar, e estenda novamente. Rende cerca de 18 bolachas.
Leve o tabuleiro, com as bolachas, ao frigorífico durante cerca de meia hora.
Entretanto, aqueça o forno nos 160º com ventilação, ou 180 sem ventilação.
Leve as bolachas ao forno durante cerca de 18 minutos, ou até que se apresentem com um dourado uniforme.
Retire as bolachas do forno e, ainda quentes, ajudando-se do mesmo cortador que utilizou, corrija a forma das bolachas, que devem ter expandido ligeiramente durante a cozedura.
Retire-as para uma rede e deixe arrefecer completamente antes de guardar em frascos com fecho hermético.

DICAS: Evite manusear a massa em demasia, pois as bolachas irão perder a crocância

É importante que a manteiga esteja praticamente gelada, caso contrário, depois da massa pronta, ver-nos-emos obrigados a esperar mais meia hora para poder formar as bolachas

Bom Apetite.

Pequenos Almoços - Pudim de Chia com Dióspiros e Canela

Pequenos Almoços - Pudim de Chia com Dióspiros e Canela

Triffle de Marmelos Assados

Triffle de Marmelos Assados