Tarte de Tomate com Queijo Feta

Tarte de Tomate com Queijo Feta

Estamos no verão e os tomates começam a aparecer em força. De vários formatos, cores e variedades.

Num dia quente nada melhor do que uma salada de tomate, com queijo e ervas aromáticas, ou na praia uma bela fatia de uma tarte de tomate. Mas na mesa também ficam bem. Sou amante de entradas, todos os que me seguem já sabem. E no tempo dos tomates nem precisamos de pensar muito, pois a sua versatilidade ajuda-nos a ser boas cozinheiras.

Hoje não dispensamos este legume, que não é legume, mas sim um fruto. Ele veio para a Europa pela mão dos descobridores. Comiam-se na terra dos Maias, mas na Europa só serviam para decorar as mesas. Pensava-se que eram venenosos. Foram os Italianos que lhe chamaram a “maçã dourada” “pomi d'oro”, tendo sido os primeiros na Europa a utilizar o tomate na comida, com o seu maravilhoso molho de tomate.

Hoje já sabemos que não nos fazem mal á saúde, antes pelo contrário, e assim podemos confeccioná-los de várias maneiras.

Fiz uma tarte com três variedades de tomates.

Espero que gostem.

 

 

 

Tarte de tomate com Queijo feta

 

Ingredientes:

3 tomates grandes, de variedades diferentes

200 ml de natas

queijo feta q.b.

4 ovos

1 embalagem de massa folhada redonda

orégãos frescos

orégãos secos

sal q.b.

pimenta q.b.

noz moscada q.b.

doce de tomate ou mel, para pincelar, facultativo

Tarte de Tomate_Blog 2.jpg

 

Preparação:

Lave os tomates, retire-lhes os pedúnculos e com uma mandolina, corte-os em fatias bem fininhas.

Numa taça bata as natas com os ovos, depois tempere com sal, pimenta e noz moscada. Junte também umas folhinhas de orégãos frescos.

Abra a folha de massa folhada, coloque-a numa frigideira de ir ao forno já forrada com papel vegetal. Pressione a massa aos lados da frigideira, para aderir bem. Vaze o preparado dos ovos, coloque algum queijo feta esfarelado em cima. Com cuidado disponha as fatias do tomate por cima dos ovos, até ter tudo tapado.

Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 40 minutos.

Retire do forno. Numa taça junte uma colher de doce de tomate ou mel, junte o pouco de água morna. Mexa. Pincele os tomates para lhes dar algum brilho. Esfarele mais queijo feta por cima e salpique com orégãos secos.

Sirva morna.

 

Bom Apetite.

 

Salada de Pepino e Aipo

Salada de Pepino e Aipo

Couve Lombarda com Carne Picada

Couve Lombarda com Carne Picada