Pão para Fazer em Casa

Pão para Fazer em Casa

O pão, esse alimento tão falado e tão experimentado nestes tempos. Ancestral, simples e fabuloso, o pão pode ser feito por qualquer um.

Nestes tempos difíceis, todos estamos a tentar ser um bocadinho “padeiros”. Rentabilizar as idas ao supermercado, comprar cada vez menos produtos, fazer mais em casa.

Pão_1.JPG

Há muitas receitas de pão a circular neste momento nas redes sociais. Vamos fazendo experiências, vamos trocando receitas, vemos fotos de pães lindos que dão vontade de comer.

Tinha o hábito de pelo menos uma vez por semana fazer pão. Agora faço mais vezes, pois assim, evito idas à rua para o comprar.

Para quem começa agora, tente ter cuidado com as farinhas que compra. Se não poder comprar farinha moída artesanalmente, compre pelo menos farinha integral, de espelta, ou outra, mas de boa qualidade. Verá que o resultado vai ser diferente.

Pão_1.1.jpg

Esta receita pode ser amassada numa batedeira, numa Bimby ou similar. Para quem começa agora não precisa de fazer receitas muito elaboradas. Já aqui postei receitas de pão que não precisam de ser amassadas, só misturadas, e a receita da Filipa Gomes que foi um sucesso. Mas hoje trago-vos uma receita em que a massa precisa de ser amassada, mas muito simples.

Espero que gostem

Pão para Fazer em Casa

Ingredientes:

1 kg de farinha, pode fazer metade de trigo, metade integral ou farinha de Espelta

625 ml de água

1 saqueta de fermento seco

1 fio de azeite

1 c. de sopa de mel

1 c. de chá de sal

Pão_2.1.JPG

Preparação:

Coloque num jarro a água muito tépida, o mel e o fermento, misture e reserve.

Numa batedeira coloque o gancho de massas e misture a farinha com o sal.

Em velocidade média junte o líquido e vá amassando durante 10 minutos, até a massa ficar lisa e a despegar. Nem todas as massas têm a mesma capacidade de absorção. Se precisar de colocar mais água ou mais farinha, junte mas com moderação.

Transfira para uma tigela grande untada, tape com película aderente e deixe levedar, pelo menos 3 horas, até a massa aumentar de volume.

Pré aqueça o forno a 250º, coloque dentro um tacho de ferro, barro, pyrex, mas que tenha uma tampa.

Retire a massa da taça. Se quiser divida a massa em duas partes. Pode fazer um pão de meio kilo, guardar a outra metade da massa, e fazer outro pão no dia seguinte. Assim tem pão fresco para dois dias.

Coloque a massa numa base enfarinhada e retire-lhe o ar, amassando levemente. Coloque a massa num papel vegetal. Retire o tacho com cuidado.

Coloque o pão no tacho, tape e leve ao forno durante 30 minutos. Retire a tampa e deixe cozer mais 10 minutos.

Deixe arrefecer numa grade.

Bom Apetite.

Arroz de Línguas de Bacalhau com Camarão

Arroz de Línguas de Bacalhau com Camarão

Repolho Salteado com bacon

Repolho Salteado com bacon