Beringelas no Forno com Queijo Chévre
Hoje trago-vos uma receita com beringelas da minha horta. Estão a acabar e por isso quis fazer uma receita antes que isso aconteça.
As beringelas vieram do oriente e até antes de Cristo. Países como a India e a China foram o seu berço e ainda hoje são lá cultivadas.
Só no século VII os Árabes trouxeram as beringelas para o médio oriente e norte de África. Daí entraram na península ibérica através de trocas comerciais e foi um passo para elas entrarem na Europa. No entanto foi difícil os europeus aceitá-las, achavam-nas perigosas e só muito mais tarde as começaram a apreciar.
Eu gosto delas, principalmente assadas no forno como estas. Acompanhadas de um queijo chèvre gratinado, dos queijos santiago.
Espero que gostem.
Beringela no forno com Queijo Chèvre
Ingredientes:
1 queijo chèvre, usei dos queijos santiago
1 beringela
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Mel q.b.
1 c. de chá de za’atar
Pinhões ou outro fruto seco a gosto
manjericão
Preparação:
Lave e abra a beringela ao meio no sentido longitudinal. Faça um molho com azeite, sal, pimenta e o za’atar, mexa bem.
Com uma faca bem afiada faça uns cortes na diagonal nas duas metades das beringelas. Pincele bem com o molho. Coloque-as com a casca para cima num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré aquecido a 200º, durante 15 minutos.
Com cuidado volte-as com a polpa virada para cima. Disponha as rodelas de queijo em cima da beringela. Salpique com pinhões e leve novamente ao forno 5 a 10 minutos.
Retire do forno, regue generosamente com um fio de mel e salpique com folhas de manjericão.
Bom apetite.