Perna de Peru com Crosta de Ervas

Perna de Peru com Crosta de Ervas

Este ano ainda ninguém sabe como vai ser o nosso Natal, mas sabemos que não vai ser igual, pelo menos vai ter menos pessoas á mesa.

Já algum tempo que no Natal deixei de fazer um peru inteiro. Por muitos que sejamos, e cá em casa somos alguns, o peru acaba sempre por sobrar. Resolvi fazer antes duas pernas recheadas com diferentes recheios para agradar a toda a gente.

Este ano também não vai ser ano do peru inteiro.  Para os que não gostam muito de recheios, aqui fica uma sugestão para a sua noite de consoada. Assim pode fazer uma perna com recheio e outra sem, mas nem por isso menos saborosa.

 

Espero que gostem.

Perna de Peru com Crosta de Ervas

 

Ingredientes:

3 dentes de alho esmagados

1 limão

1 raminho de salsa

1 colher de chá de alecrim picado

1 colher de chá de tomilho

1 colher de chá de paprika fumada

Sal q.b.

Pimenta q.b.

50 gr de azeite

1 c. de sopa de manteiga amolecida

1 chávena de pão ralado, fresco

2 cebolas

2 cenouras

Tomilho

Alecrim

Azeite q.b.

1 copo de vinho branco

 

Preparação:

No talho peça que lhe desossem a perna. Para fazer a Crosta de Ervas coloque numa tigela, os alhos esmagados, as raspas do limão, a salsa, o alecrim, o tomilho, a paprika, o sal, a pimenta, o azeite, e a manteiga amolecida. Misture bem.

Espalhe a pasta sobre a perna e deixe-a a marinar durante a noite. Num tabuleiro faça uma cama com os legumes, a cebola, as cenouras e as ervas aromáticas. Pique o pão com sal, pimenta e alecrim, e coloque-o em cima da pele do peru. Calque bem para o pão agarrar á marinada. Coloque a perna em cima dos legumes, regue com um fio de azeite e o vinho. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 3 horas.

Retire a carne do forno, deixe-a descansar durante 5 minutos tapada com papel de alumínio.

Corte em fatias, coe o molho.

Sirva quente.

Bom Apetite.

Creme Brûlée Aromatizado com Tangerinas

Creme Brûlée Aromatizado com Tangerinas

Compota de Abóbora com Nozes

Compota de Abóbora com Nozes