Dicas de Culinária - Vamos demolhar leguminosas
Latas de Feijão e grão é com certeza o que não falta nas nossas despensas.
Os tempos ditam essa precaução, mas não é necessário exagerar.
Em vez de comprar as leguminosas enlatadas, podemos compra-las secas, demolha-las e depois cozinha-las. São mais saborosas, mais saudáveis, rendem mais e, por conseguinte, mais económicas.
Sei que muitas pessoas que passam por aqui nunca o fizeram, principalmente os mais novos. Mas há sempre uma primeira vez e é agora o tempo de também mudarmos alguns dos nossos hábitos, entre eles os alimentares.
Assim trago-vos aqui como eu demolho as leguminosas e passos seguintes.
Normalmente compro a granel as leguminosas, mas se as comprar empacotadas a utilização é igual.
Passe por água as leguminosas. Neste caso estou a utilizar feijão azuki. Coloque numa taça ou num alguidar água e depois o feijão. Atenção que a água tem de ter a proporcionalidade de 1 para 3, ou seja, uma chávena de feijão 3 chávenas de água, pois o feijão vai crescer.
Utilizo na água 1 colher de vinagre. Deixo de molho durante a noite.
Agora que já tem as leguminosas demolhadas, deite a água fora.
Numa panela de pressão junte as leguminosas, a água, sal e uma folha de alga kombu. Ajuda a tornar as leguminosas mais digeríveis, também resolve o problema de que muitos se queixam, a flatulência. Leve a cozer durante 30 minutos. Se não tiver uma panela de pressão ou similar coza numa panela normal em lume forte e de tampa fechada. Vai demorar mais tempo, conforme a quantidade e o tipo de leguminosa.
Neste caso do feijão azuki, que está na foto, ele coze muito rapidamente, na panela de pressão mais ou menos 5 a 7 minutos, portanto também é uma boa alternativa para cozer em tacho normal.
Dica: Alga kombu, é uma alga originária do Japão e da China, muito utilizada na cozinha macrobiótica. É usada para dar mais sabor aos alimentos e torná.los mais digeríveis, como é o caso das leguminosas. Pode encontrar esta alga em lojas como o Celeiro, e também já se encontram em algumas superfícies comerciais.