Scones de Laranja
Scones, qual a sua origem? São pães Escoceses de confecção rápida, originalmente feitos com aveia e assados numa chapa. Há quem diga que a palavra scone, conhecida desde o século XVI, vem da “stone of destiny” pedra onde os reis Escoceses se sentavam para serem coroados.
Os scones tornaram-se moda em Inglaterra, para acompanharem o chá, mas afinal o “tea time” com tantas tradições Inglesas não tem nada de inglês. A tradição do chá foi a nossa Catarina de Bragança que a levou e os scones são Escoceses. Os Ingleses só souberam apropriar-se muito bem de todas estas tradições.
Hoje fiz uns scones de laranja, para acompanhar um chá, pois nestes dias cinzentos é o que mais apetece.
Espero que gostem.
Scones de Laranja
Ingredientes:
2 chávenas de farinha
¼ chávena de açúcar
raspas de 1 laranja
80 gr de manteiga fria
250 ml de leitelho
1 pitada de sal
açúcar mascavado para polvilhar
Preparação:
Numa taça junte o açúcar, a farinha, o sal e as cascas da laranja, misture.
Junte ao leite o sumo da laranja. Reserve.
Junte a manteiga cortada aos quadrados á farinha, e com os dedos esfregue-a na farinha até obter uma areia. Faça uma cova no meio da farinha, junte o leite, mas reserve 2 colheres de sopa para pincelar os scones. Mexa com uma faca até o leite se misturar com a farinha.
Coloque a massa na bancada enfarinhada, estique delicadamente até obter mais ou menos 2 cm de espessura.
Corte com um cortador de bolachas. Coloque os scones num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com o leite, polvilhe com açúcar mascavado.
Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 20 minutos.
Sirva mornos com manteiga ou geleia a gosto.
Bom Apetite.
Dica: Se tiver leitelho use. Mas para não desperdiçar o sumo de laranja, juntei-o ao leite e fiz o meu leitelho. Este só precisa de leite e um sumo cítrico.