Bolachas de Limoncello

Bolachas de Limoncello

Já todos sabem que adoro fazer bolachas e de as ter em casa. Não tenho uma preferida, gosto de muitos sabores, uns mais leves outros mais fortes. Mas com limão são das que faço mais, misturando ingredientes.

Ora o Limoncello é um licor feito á base de limão, cuja origem é do sul de Itália mais propriamente da Sicília e da Sardenha.

Segundo consta este licor digestivo, começou por ser feito nos conventos. Itália tem muitos limões e assim utilizavam-nos em licores com fins medicinais.

Mas foi em Capri a seguir á primeira guerra, que numa pousada ou pequeno hotel, começou a ser vendido em pequenas quantidades pois era feito ainda de uma forma artesanal.

Mas o licor começou a ter nome, e muitas pessoas se deslocavam a Capri para beber o delicioso licor de limões Sicilianos.

Só nos finais dos anos 80 do século passado é que se registou a marca. E hoje é muito conhecido e apreciado.

Por cá nós gostamos de usar licores nas nossas bolachas e bolos. O nosso vinho do porto, madeira e até licor de laranja ou café. Porque não usar o licor de limão para bolachas de limão?

Foi o que fiz.

Só por curiosidade, parece que foram encontrados desenhos de limões nos afrescos encontrados em Pompeia. O que prova que os limões há muito tempo que estão naquele local.

Espero que gostem.

 

 

Bolachas de Limoncello

 

Ingredientes:

2 chávenas de farinha T55

2 c. de chá de fermento

1 c. de café de sal

1 chávena de açúcar

115g de manteiga amolecida

1 limão, só as raspas

1 chávena de iogurte grego natural

1 ovo L

2 c. de sopa de limoncello

 

Preparação:

Numa taça junte a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

Numa batedeira, bata a manteiga com o açúcar e as raspas do limão até ter um creme esbranquiçado.

Numa taça junte o ovo, o limoncello e o iogurte, bata até ficar homogéneo. Junte á batedeira e bata novamente. Adicione a farinha, envolva com a batedeira em velocidade média.

Leve a massa ao frigorifico pelo menos duas horas.

Com as mãos enfarinhadas, faça bolas, coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Leve ao forno pré aquecido a 200º, durante 15 minutos. Retire do forno, deixe descansar um ou dois minutos, depois retire as bolachas com uma espátula para uma rede, para arrefecerem. Guarde-as num frasco hermético.

 

Bom Apetite.

 

Estrela de Courgette com Chévre

Estrela de Courgette com Chévre

Caixa de Massa Folhada com Cogumelos e Cebola Caramelizada

Caixa de Massa Folhada com Cogumelos e Cebola Caramelizada