Sfoglatielle com Nutella

Sfoglatielle com Nutella

Sfogliatelle, ou cauda de lagosta, tradução do Italiano.

É um símbolo da cidade Nápoles. Estes bolos feitos de massa folhada, com textura de croissant. Com recheios bem saborosos, sendo os mais usuais, com ricotta, chantilly, creme de amêndoa, etc., etc.

Dizem que foi uma freira que os fez pela primeira vez, com frutas cristalizadas e sêmola, colocando duas folhas de massa e o recheio no meio. Foi no convento de Santa Rosa e a estes bolos de massa doce, chamaram-se durante muito tempo, Santarosas.

Depois chegaram á cidade de Nápoles no século XIX, e aí deram-lhe a configuração que tem hoje.

A dificuldade destes bolos é a sua massa, folhada, bem feita com muita manteiga. Depois é só recheá-los a gosto e levá-los a cozer. Os italianos dizem que se devem comer quentes e eu concordo.

Andava há muito tempo para os fazer. Mas ter de fazer a massa, adiava sempre a decisão.

Mas quando vi a @allacciateilgrembiute a fazer esta receita com a massa folhada de compra, perguntei-me, se ela os fez e ficaram bons, porque não experimentar. Ontem foi o dia da Nutella, resolvi rechear estes bolos com ela.

E foi uma experiência feliz.

Espero que gostem.

 

Sfogliatelle com Nutella

 

Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada rectangular

manteiga, para pincelar

Nutella para rechear

açúcar em pó para polvilhar

 

Preparação:

Estenda a massa, corte-a em três partes no sentido da largura. Pincele com manteiga derretida cada parte e sobreponha-as para fazer uma tira só.

Enrole a massa, como se fosse um charuto. Enrole no papel vegetal e leve ao frio durante 30 minutos.

Retire do frio, corte em fatias. Coloque uma fatia na palma da mão e comece a fazer uma tacinha com a massa, coloque uma colher de sobremesa de Nutella no meio. Feche a massa com os dedos, como se fosse um rissol.

Coloque os bolos num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, e leve a cozer a 200º, durante 30 minutos, até ficarem cozidos e douradinhos.

Retire do forno, polvilhe com açúcar em pó, deixe arrefecer um pouco e sirva.

 

Bom Apetite.

 

 

 

 

Croquetes de Sobras de Peru com Amendoins

Croquetes de Sobras de Peru com Amendoins

Bolas Energéticas

Bolas Energéticas