Salada de Pepino e Abacate

Salada de Pepino e Abacate

As saladas, nome que vem do latim, “herba salada”, utilizadas em todo o mundo, são o início de uma refeição, um acompanhamento, ou mesmo uma refeição completa. Mas quando começámos a comer saladas? Parece que já os Persas e os Egípcios as faziam, principalmente com alface.

Os Romanos, consumiam os vegetais crus e juntavam-lhes água e sal. Depois veio a idade negra, ou seja, a Idade Média, em que se pensava que comer vegetais crus era contranatura e só os muitos pobres os comiam, quando os roubavam.

Depois os vegetais crus entraram outra vez na dieta e a partir do século XIX começaram a ser as estrelas de muitos cardápios, começando a serem acompanhadas com molhos, pão, frutos secos, frutas, etc., etc.,

E há várias saladas tão famosas, como qualquer prato mais elaborado. Como a Niçoise, a Caprese, a Waldorf e a Ceaser entre outras.

Hoje também vos trago uma salada que ainda não é famosa, mas que é muito boa.

 

Espero que gostem.

 

Salada de Pepino e Abacate

 

ingredientes:

1 pepino

1 abacate

1 ceboleta, ou Spring onios

hortelã

1 limão

2 c. de sopa de azeite

flor de sal q.b.

pimenta rosa q.b.

sementes de sésamo q.b.

 

Preparação:

Descasque o pepino, retire-lhes as sementes e parta-o em cubinhos.

Descasque o abacate, retire-lhe o caroço, esprema meio limão sobre o abacate para não oxidar. Parta-o também em cubinhos.

Numa taça junte o pepino e o abacate e junte também as ceboletas partidas bem fininhas. Tempere com as colheres de azeite e com o restante sumo do limão. Tempere com a flor de sal, envolva delicadamente.

Na hora de servir, salpique a salada com as sementes de sésamo e com a pimenta rosa.  Decore com uma haste de hortelã.

 

Bom Apetite.

Bolo de Ameixa

Bolo de Ameixa

Raita (Molho Indiano)

Raita (Molho Indiano)