Hot Cross Buns

Hot Cross Buns

Pão cruzado, com especiarias, tradicionalmente consumido na sexta-feira santa nos países anglo-saxónicos. Hoje são vendidos durante todo o ano e os ingleses gostam deles com manteiga. Estes pequenos brioches estão carregados de história e o seu início é pagão. Como quase sempre, bolos e pães eram oferecidos aos deuses no início da primavera para agradecer as novas culturas. Dizem que estes pãezinhos eram oferecidos á deusa Eostre, deusa saxã da fertilidade.

A cruz simbolizava as quatro fases da lua, e só mais tarde foi associada ao cristianismo. Estes bolinhos, tão apreciados, foram banidos pela Dinastia Tudor, pela sua rainha Isabel I, e proibi-os por terem o sinal da cruz.

Mas como tudo o que é proibido é desejado, os bolinhos continuaram a serem feitos em casa, um pouco por todo o lado. Mais tarde foram novamente autorizados e eram praticamente feitos para festas religiosas, como a Páscoa e o Natal.

Chegaram até nós e ainda bem, pois são uns brioches maravilhosos, apesar de demorarem algum tempo a confeccionar. Podem ser feitos em bolinhas, como o nosso pão de leite, mas eu gosto de os fazer num tabuleiro. Depois é só retirar um a um com as mãos, ainda mornos e deliciar-me.

Espero que gostem.

Hot Cross Buns

Ingredientes:

500 gr de farinha de trigo

75 gr de açúcar

1 c. de chá de canela em pó

1 c. de chá de especiarias: noz moscada, cravinho e gengibre em pó

1 c. de chá de extracto de baunilha

Raspa de 1 laranja

1 c. de café de sal

11 gr de fermento seco de padeiro

40 gr de manteiga

250 ml de leite

1 ovo L

150 gr de sultanas

50 gr de frutas cristalizadas a gosto

 

Para a cobertura:

75 gr de farinha

100 ml de água

2 c. de sopa de Xarope de ácer, geleia de fruta ou mel

 

Preparação:

Numa taça junte a farinha, a canela, as especiarias, o sal e a raspa da laranja e envolva bem com um garfo. Junte o fermento.

Derreta a manteiga, junte ao leite e amorne. Junte metade do leite aos ingredientes secos e comece a bater. Junte o ovo, a baunilha e depois o restante leite e continue a bater +/- 8 a 10 minutos até ter uma massa flexível.

Coloque a massa numa bancada enfarinhada, junte as sultanas e as frutas cristalizadas e amasse para os frutos incorporarem bem na massa.

Coloque numa taça, tape com pelicula aderente e deixe descansar 2 horas, ou até a massa ter duplicado de volume.

Retire da taça, coloque na bancada e sove a massa durante 5 minutos, cubra novamente com pelicula e deixe descansar mais 1 hora.

Pese a massa, faça 10 ou 12 bolas com igual peso. Coloque as bolas num tabuleiro untado, e forrado com papel vegetal, tape e deixe descansar mais 1 hora.

Entretanto faça a cobertura. Junte a farinha com a água até fazer uma papa. Coloque num saco de pasteleiro e faça uma cruz em cada bola.

Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 15 a 20 minutos, ou até ficarem bem douradas.

Retire o tabuleiro, pincele com a geleia as bolas ainda quentes. Deixe descansar 5 minutos, retire do tabuleiro e deixe arrefecer numa grade.

Bom Apetite.

 

 

Pescada de Cebolada no Forno

Pescada de Cebolada no Forno

Pão de Maçãs e Nozes

Pão de Maçãs e Nozes