Escabeche de Bacalhau
Escabeche. Molho feito à base de azeite, vinagre, alho, louro e cebola. Serve para condimentar e preservar alimentos, principalmente peixes e aves. Receita antiga, já os Persas a faziam e os Árabes eram exímios na sua confecção. “al-sikbaj” que significa comida envinagrada.
Foi trazida pelos Árabes para a Península Ibérica, e era muito utilizada durante a Idade Média. Por cá ficou e ainda bem, pois o escabeche é uma excelente forma de utilizarmos ingredientes já cozinhados e que sobraram por alguma razão e também de o fazermos com produtos frescos.
O mais usual é o escabeche de carapaus ou sardinhas, mas o pato e o coelho também dão excelentes receitas de escabeche.
Hoje vou trazer-vos uma receita com o fiel amigo, o bacalhau. Aquelas aparas ou postas fininhas que não sabemos onde as utilizar. Aqui está uma excelente proposta.
Espero que gostem.
Escabeche de Bacalhau
Ingredientes
2 postas de bacalhau, ou sobras de bacalhau cozido
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 cenoura grande
1 chávena de azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.
½ chávena de vinagre de vinho branco
½ chávena de vinagre de vinho do porto ou da Madeira
Farinha
Óleo ou azeite para fritar
Preparação:
Comece por cozer o bacalhau com água e sal. Deixe arrefecer, retire as peles e espinhas. Lasque em lascas grandes e reserve.
Numa frigideira coloque o azeite, a cebola, o louro e os alhos e deixe fritar sem queimar. Quando a cebola estiver translucida junte a cenoura ralada, deixe cozinhar em lume médio.
Tempere com sal e pimenta. Deixe arrefecer.
Entretanto passe o bacalhau por farinha e frite em óleo bem quente. Escorra em papel absorvente.
Coloque o bacalhau no fundo dum tabuleiro, vaze a cebola e cenoura por cima, junte os vinagres e azeite se precisar, envolva bem. Rectifique temperos. Reserve pelo menos 4 horas, mas o ideal é fazer num dia e servir no dia seguinte. Sirva frio.
Bom Apetite.
Dica: o vinagre é quase ao gosto de cada um. Cá em casa gostamos de suavizar o escabeche com vinagre de vinho do porto, Madeira ou de sidra, mas se gostar dele bem envinagrado use só o vinagre de vinho branco.