Batata Doce Recheada
Se há amor verdadeiro na cozinha portuguesa, é o romance eterno entre o azeite e as batatas. Este par é inseparável, onde vai um, vai o outro. Cozidas, assadas, fritas ou a murro. As batatas sabem que sem um bom fio de azeite português, a vida seria…mais sem graça. Afinal, que batata consegue resistir a um azeite a escorrer lentamente, cheio de sabor e com aquele aroma que faz qualquer uma suspirar? Nem as batatas mais duras! Dizem até que o azeite é tão importante na vida delas que, sem ele, as batatas ficariam secas e amargas, quase como nós sem café. É uma parceria tão perfeita que, se houvesse um casamento no mundo gastronómico, o azeite e as batatas seriam o casal perfeito. E esta união dá-se com toda a variedade de batatas, até as doces.
É o que vos trago hoje, batatas doces, assadas e recheadas com o “Ouro líquido”, podia ser de qualquer região, mas este é do Alentejo e da Cooperativa Moura e Barrancos, um dos melhores.
Espero que gostem.
Batata Doce Recheada
Ingredientes:
1 batata doce
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
50g de queijo feta
50g nozes Pecan
50g de nozes
6 alperces secos, ou um punhado de sultanas
1 c. de chá de sementes de cominhos
Mel q.b.
Manjericão
Tomilho
Preparação:
Lave a batata doce e parta-a ao meio no sentido longitudinal. Deite um fio de azeite num tabuleiro tempere com sal e cominhos, coloque as duas metades da batata viradas para baixo. Regue a pele com azeite e volte a temperar com sal e cominhos.
Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 30 minutos ou mais, conforme o tamanho das batatas, elas têm de ficar bem assadas.
Pique os frutos secos e os alperces, coloque tudo numa taça, esfarele o queijo, tempere com azeite, sal, pimenta e manjericão e tomilho picados.
Retire a batata do forno, deixe arrefecer um pouco. Com uma colher esmague ligeiramente a polpa da batata. Coloque o recheio em cima da polpa.
Regue com um fio de mel e o fio de azeite.
Salpique com folhas de tomilho.
Bom Apetite.