Arroz Doce com Leite de Coco e Açafrão

Arroz Doce com Leite de Coco e Açafrão

Arroz doce, é uma das minhas sobremesas preferidas. Gosto dele bem cremoso com muitos ovos. A forma conventual de o fazer. Mas pelo nosso país existem muitas receitas de arroz doce. Com ovos, sem ovos, mais cremoso, duro para cortar á faca, etc. etc.

E não se pense que o arroz doce é só nosso.  Quase todos os países têm uma receita de arroz doce. Nos países Anglo Saxónicos, fazem “rice pudding”, o arroz é cozido no forno. Em Itália é feito com arroz arbóreo e decorado com chantilly.

Na Tailândia ele é feito com leite de coco e perfumado com fruta, nomeadamente a manga.

Na Índia, também é feito com leite de coco e com muitas especiarias, principalmente com a canela e o cardamomo e acrescentam amêndoas.

E podia ficar aqui a enumerar as 1001 maneiras de fazer arroz doce pelo Mundo.

Hoje, resolvi fazer uma receita inspirada numa dessas paragens. E também não o quis fazer com ovos, uma alternativa para quem não quer ou não pode comer ovos.

A cor do ovo é dada pelo açafrão, não confundir com o açafrão da Índia, que é curcuma.

Depois a cremosidade deste arroz é-lhe dada pelo leite de coco, pelo bago e pela goma do arroz louro, próprio para este efeito, e também pela forma como é feito. Quase um risotto, mexido com muita paciência e tempo. Aliás como o arroz doce gosta.

Espero que gostem.

 

Arroz doce com Leite de Coco e Açafrão

 

Ingredientes:

50g de manteiga

½ chávena de arroz, usei do arroz louro para arroz doce

1 litro de leite gordo

400ml de leite de coco

6 fios de açafrão

½ chávena de açúcar

1 pau de canela

4 vagens de cardamomo

¼ de chávena de amêndoas lascadas e torradas + amêndoas para decorar

 

Preparação:

Num tacho ponha a manteiga, deixe derreter, junte o arroz com o açafão e deixe fritar um pouco. Junte as vagens do cardamomo e o pau de canela.

Deixe cozinhar 2 minutos, sempre a mexer. Junte metade do leite que deve estar quente e metade do leite de coco. Quando levantar fervura junte o leite de coco restante. Mexa.

Vá juntando o leite morno aos poucos, mexendo sempre, como se estivesse a fazer um risotto. Vai cozer em 45 minutos.

Quando estiver cozido junte o açúcar e as amêndoas, deixe o açúcar dissolver, o que vai demorar mais ou menos dois minutos.

Apague o lume. Vaze para taças e leve ao frigorifico, ou se preferir sirva morno. Decore com amêndoas lascadas e torradas.

Bom apetite.

 

 

 

Súplicas de Bragança

Súplicas de Bragança

Pera Rocha com Massa Folhada e Chévre

Pera Rocha com Massa Folhada e Chévre