Blinis com Queijo Creme e Salmão Fumado
Os Blinis, que vieram do frio. São panquecas de massa levedada originais da Rússia e são sempre associados a um dos produtos mais caros do Mundo, o caviar.
Mas nem sempre foi assim. Era comida de pobre. Feitos de trigo e comidos sem mais nada.
Depois, como acontece muitas vezes, as classes mais favorecidas apropriam-se dessas formas muito simples de utilizar alguns ingredientes e fazem-nas ficar estrelas das cozinhas por todo o Mundo.
Os blinis são panquecas mais pequenas por serem levedadas, mais grossas, e que os russos comem com queijo creme e caviar.
Há 38 anos provei o meu primeiro blini com caviar, em Moscovo, durante a minha lua de mel.
Gostei do blini. Não fiquei muito fã do caviar. E desde então faço blinis cá em casa com outras versões. Hoje trago-vos com salmão fumado.
Espero que gostem
Blinis com Queijo Creme e Salmão Fumado
Ingredientes para os blinis, 30 unidades
250 gr de farinha
1 c. de café de sal
1 c. de sopa de açúcar
250 ml de leite
7,5 gr de fermento fresco
1 c. de sopa de manteiga
1 ovo
Para o topping
Queijo creme a gosto
3 fatias de salmão fumado
Cebolinho q.b.
Pimenta q.b.
Preparação:
Amorne o leite, junte o fermento, e com as mãos desfaça-o bem.
Coloque todos os ingredientes para a massa, incluindo o leite com o fermento, numa Bimby ou noutro processador. Bata tudo muito bem. Deixe a levedar 30 minutos.
Aqueça uma frigideira anti-aderente e deite a massa, mais ou menos 1 colher de sopa, para fazer discos pequenos, e assim sucessivamente até acabar a massa.
Depois de ter os blinis feitos e mornos, barre com queijo creme, coloque tiras ou cubos de salmão, tempere com pimenta preta e decore com cebolinho picado.
Sirva como entrada.
Bom Apetite,