Creme de Favas com Chouriço
Cá estamos nós outra vez no tempo das favas, das ervilhas, das courgettes. A Natureza sempre em renovação e nós só temos de aproveitar o que ela nos dá.
A faveira é uma leguminosa, cujas sementes utilizamos na nossa alimentação, as favas. Não são muito consensuais, mas os apoiantes gostam mesmo delas. São versáteis e saudáveis e podemos utilizá-las em sopas, purés, saladas e guisados, como as nossas tradicionais favas com chouriço.
Sabem a origem e o significado, da expressão popular “favas contadas”?
O significado é fácil, quer dizer uma coisa certa. Já a sua origem tem a ver com a maneira como se contavam votos antigamente. Usavam-se favas secas, brancas e pretas. Cada votante colocava um voto, ou seja, uma fava. No final contavam-se as favas e quem tivesse o maior número de favas brancas ganhava.
Esta sopa que vos trago hoje, também são ” favas contadas”, rápida, saborosa e ganhadora.
Espero que gostem.
Creme de Favas com Chouriço
Ingredientes:
1 kg de favas descascadas
2 litros de água
2 cebolas médias
2 dentes de alho
¼ de chouriço de carne, de boa qualidade
Sal q.b.
Pimenta em grão q.b.
Hortelã
100 gr de bacon, em quadradinhos
1 fio de azeite
Preparação:
Numa panela coloque a água e sal, quando estiver a ferver junte as favas, o chouriço, as cebolas e os grãos de pimenta e o fio de azeite. Deixe cozinhar durante 15 minutos.
Retire o chouriço, retire a pele e corte-o em rodelas, junte-o novamente ás favas. Coloque tudo numa Bimby ou num processador de alimentos e desfaça tudo em creme. Passe por um coador. Junte uma haste de hortelã e mexa.
Frite o bacon. Na hora de servir, retire a hortelã cozida, decore com dois ou três quadradinhos de bacon e uma haste de hortelã.
Bom Apetite.