Creme de Favas com Chouriço

Creme de Favas com Chouriço

Cá estamos nós outra vez no tempo das favas, das ervilhas, das courgettes. A Natureza sempre em renovação e nós só temos de aproveitar o que ela nos dá.

A faveira é uma leguminosa, cujas sementes utilizamos na nossa alimentação, as favas. Não são muito consensuais, mas os apoiantes gostam mesmo delas. São versáteis e saudáveis e podemos utilizá-las em sopas, purés, saladas e guisados, como as nossas tradicionais favas com chouriço.

Sabem a origem e o significado, da expressão popular “favas contadas”?

O significado é fácil, quer dizer uma coisa certa. Já a sua origem tem a ver com a maneira como se contavam votos antigamente. Usavam-se favas secas, brancas e pretas. Cada votante colocava um voto, ou seja, uma fava. No final contavam-se as favas e quem tivesse o maior número de favas brancas ganhava.

Esta sopa que vos trago hoje, também são ” favas contadas”, rápida, saborosa e ganhadora.

Espero que gostem.

Creme de Favas com Chouriço

Ingredientes:

1 kg de favas descascadas

2 litros de água

2 cebolas médias

2 dentes de alho

¼ de chouriço de carne, de boa qualidade

Sal q.b.

Pimenta em grão q.b.

Hortelã

100 gr de bacon, em quadradinhos

1 fio de azeite

 

Preparação:

Numa panela coloque a água e sal, quando estiver a ferver junte as favas, o chouriço, as cebolas e os grãos de pimenta e o fio de azeite. Deixe cozinhar durante 15 minutos.

Retire o chouriço, retire a pele e corte-o em rodelas, junte-o novamente ás favas. Coloque tudo numa Bimby ou num processador de alimentos e desfaça tudo em creme. Passe por um coador. Junte uma haste de hortelã e mexa.

Frite o bacon. Na hora de servir, retire a hortelã cozida, decore com dois ou três quadradinhos de bacon e uma haste de hortelã.

Bom Apetite.

Pescada de Fricassé

Pescada de Fricassé

Pão para "Busy People"

Pão para "Busy People"