Geleia de Malaguetas

Geleia de Malaguetas

Hoje é o dia internacional da comida picante. E não quis deixar passar a efeméride. Como foram descobertas as malaguetas? Colombo estava á procura de uma nova rota comercial para a Ásia,

procurando um novo caminho para trazer para a Europa a pimenta preta chamada na altura o “ouro negro”, tal era o seu valor.

Mas enganou-se e foi parar ás ilhas do Caribe, e aí não descobriu a pimenta, mas outros produtos tão ou mais picantes. As malaguetas e os pimentões. Várias variedades, com vários graus de picante. E tanto os Espanhóis como os Portugueses, são os responsáveis pela disseminação destas malaguetas por todo o Mundo, nomeadamente, para a Índia. Pensando-se até, que as malaguetas eram oriundas da Ásia. Também foram os Portugueses que as levaram para África.

Hoje são usadas em todo o Mundo, em receitas mais ou menos picantes, mas que dão um sabor inconfundível aos pratos. São utilizadas em pratos de carne, peixe, saladas, recheios, molhos e até geleias, como a que vos trago hoje.

 

Espero que gostem.

 

Geleia de Malagueta

 

Ingredientes:

250 gr de malaguetas encarnadas e das grandes

150 gr de pimento encarnado limpo de sementes

1 quilo de açúcar

1 chávena de líquido de cozedura de caroços e cascas de maçãs

600 ml de vinagre de cidra

 

Preparação:

Coza os caroços e as cascas das maçãs. Coe.

Processe os pimentos e as malaguetas até ter um creme, mas ainda com pedacinhos de malagueta. Num tacho dissolva o açúcar e o vinagre, sem mexer. Junte a pasta das malaguetas. Junte o líquido dos caroços. Mexa. Deixe ferver durante 10 a 15 minutos, até ter um xarope não muito espesso. Deixe arrefecer durante 30 minutos. Nesta altura o líquido já passou de xaroposo para viscoso, e depois para gelatinoso.

Quando os bocadinhos de malagueta estiverem suspensos no líquido, pode transferir a geleia para frascos devidamente esterilizados.

Feche os frascos.

Sirva com queijos, tempere carne, folhados e recheios.

 

Bom Apetite.

 

Dica: Em lugar escuro e seco esta geleia aguente um ano. Depois de abrir coloque no frigorifico e aguenta um a dois meses.

Se não quiser usar os caroços das maçãs, use pectina e siga as instruções do pacote.

 

 

 

Abóbora Manteiga Recheada com Legumes e Queijo Feta

Abóbora Manteiga Recheada com Legumes e Queijo Feta

Banoffee Pie no Copo

Banoffee Pie no Copo