Olímpias - Crepes Fritos Recheados

Olímpias - Crepes Fritos Recheados

Em casa da minha mãe, sempre ouvi chamar a estas almofadinhas de legumes, de atum, camarão ou mesmo de carne, Olímpias. Não faço ideia porquê, talvez uma amiga com o mesmo nome lhe tenha dado a receita.

O que é certo, é que sempre fizeram parte do cardápio da minha mãe, muitas vezes para aproveitamento de sobras. E em festas e lanches nunca faltavam.

Ela ainda hoje faz crepes como ninguém e estes para esta receita têm de ficar grandes e fininhos, para poder enrolar na perfeição o recheio.

Esta receita tem outra vantagem, pode fazer os crepes com antecedência, o recheio também e pode congelar. Depois só na altura de fritar, retire do congelador como qualquer pastel ou empada.

Agora vai dizer, mas são fritos… Sim é verdade, mas outra frase que toda a minha vida ouvi a minha dizer “nem sempre, nem nunca” o que quer dizer que, não há sempre coisas boas e as más não duram sempre. Eu também uso esta frase na minha cozinha, “nem sempre fritos, nem nunca fritos”.

Espero que gostem

Olímpias - Crepes Fritos e Recheados_2.jpg

Olímpias, Crepes Fritos Recheados

Ingredientes para o recheio, dá para 10 almofadas

1 alho francês grande

1 cenoura

Salsa q.b.

1 c. de sopa de azeite

2 ovos cozidos

1 lata de atum em azeite

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Noz moscada q.b.

1 dente de alho migado

1 c. de sopa de molho inglês

1 c. de sopa de farinha

¼ chávena de leite

Claras de ovo para passar os crepes

Pão ralado e/ou panko para panar

 

Para os crepes:

250 gr de farinha de trigo

1 pitada de sal

2 ovos

1 c. de sobremesa de manteiga derretida

630 ml de leite

 

Preparação:

Comece pelos crepes. Peneire a farinha com o sal. Coloque numa bimby ou em outro processador, junte os ovos, o leite e bata até obter uma massa líquida e homogénea. Junte a manteiga fria, mas derretida e bata novamente. Numa frigideira antiaderente bem quente, despeje uma concha de massa até preencher toda a frigideira para que a camada fique fina e uniforme.

 

Deixe fritar 1 minuto até que a base do crepe comece a dourar.

Vire o crepe com uma espátula e deixe mais 30 segundos. Retire e reserve.

Coza os ovos em água e sal durante 6 a 7 minutos. Descasque e reserve.

Agora vamos ao recheio. Numa frigideira coloque o azeite e o alho francês cortado ás fatias fininhas e deixe fritar. Junte o alho e deixe fritar mais um pouco sempre a mexer. Adicione a cenoura ralada e deixe cozinhar. Quando o alho francês estiver bem translucido, adicione a colher de farinha e o leite e mexa até ficar tudo bem ligado. Junte a salsa picada, os ovos cortados em cubinhos e mexa novamente para a gema aderir bem ao recheio. Por fim junte o atum desfiado. Agora veja se precisa de sal. Junte a pimenta, o molho inglês e a noz moscada. Envolva novamente.

Abra os crepes e numa ponta do crepe coloque uma colher de sopa bem cheia de recheio. Dobre o crepe sobre o recheio, vire as pontas laterais para e dentro e sobre a parte do recheio e enrole como se fosse um envelope.

Passe por clara de ovo, depois pelo pão ralado e frite em óleo bem quente.

Escorra em papel absorvente.

Sirva quentes com acompanhamento a gosto. Servi com legumes assados no forno, pode ver a receita aqui.

Bom Apetite.

 

 

 

 

 

 

 

Bolo de Claras e Amêndoa

Bolo de Claras e Amêndoa

Frango Estufado com Cerveja

Frango Estufado com Cerveja