Bife de Vaca da Vazia com Molho de Mostarda

Bife de Vaca da Vazia com Molho de Mostarda

Hoje a minha receita não é a mais consensual. Todos sabemos que temos de comer menos carne e menos peixe e a carne vermelha está na lista negra.

Cá em casa não somos fundamentalistas, embora nos preocupe, como todos, as questões ambientais e de saúde.

A frase muita batida “somos o que comemos” é verdade, mas também sei que todos nós precisamos de comer.

Cá em casa não somos vegetarianos, vegans, paleos ou outros. Temos mais a preocupação, de saber a origem dos produtos que consumimos, comprar produtos em agriculturas locais mais sustentáveis, consumir menos carne, mas portuguesa e de raças certificadas. Não utilizar hortícolas e frutas fora da sua estação. Não compro cerejas, uvas ou morangos em Dezembro, apesar de os ver à venda. Têm de vir de outros sítios mais longínquos, muitas vezes sem sabor e com uma pegada ambiental enorme.

Não deixo de comer este ou aquele produto por estar ou não na moda, mas sim estou atenta ao que nos faz melhor à saúde e á alma, que por vezes também é importante.

Sou uma consumidora atenta ás novidades aos novos produtos, que por vezes são velhos, pois caíram em desuso nas grandes cidades. Exemplo da aveia, a pastinaca, a batata doce, entre outros. Gosto de os utilizar e experimentar, mas não como abacate todos os dias como se fosse “a última bolacha do pacote”. Já pensaram que a maioria dos abacates que comemos têm de atravessar um oceano para cá chegarem? E outros produtos hoje em dia tão na moda, mas com um custo enorme, para que se consumam na Europa.

Tento fazer tudo o que me é possível em casa, para não recorrer, a produtos muito processados, industrializados e com ingredientes que ninguém sabe o que são.

No entanto acho que cada um de nós deve comer o que gosta, o que lhe faz bem, o que lhe dita a sua consciência, porque não somos todos iguais. Sem fundamentalismos e sem exigências para com os outros. Sou de um tempo que não gosta de fanatismos nem de imposições ou de proibições colectivas.

Posto isto, aqui deixo, para quem gosta, uma receita de bifes de vaca da vazia.

Espero que gostem

Bifes da Vazia da Vazia com Molho de Mostarda

Ingredientes:

4 bifes de vaca da vazia

1 c. de manteiga

1 c. de azeite

Sal q.b.

Pimenta preta q.b.

1 c. de sopa de mostarda com grãos

1 c. de sopa de molho inglês

100 ml de caldo de carne

2 dentes de alhos

150 ml de natas

1 cálice de brandy

 

Preparação:

Na altura de cozinhar tempere os bifes com um pouco de sal e pimenta. Frite os bifes com a manteiga e o azeite em lume brando. Reserve.

Na mesma frigideira, coloque os alhos esmagados, o caldo de carne, a mostarda, o molho inglês. Deixe ferver e reduzir o molho.

Depois junte o brandy, deixe o álcool evaporar. Retire a frigideira do lume, junte as natas. Rectifique temperos.

Sirva de imediato.

Bom Apetite.

 

 

Frittata de Courgette e Sobras de Frango Assado

Frittata de Courgette e Sobras de Frango Assado

Pão por Deus

Pão por Deus