Bolo Invertido de Abrunhos

Bolo Invertido de Abrunhos

Abrunhos, muitas vezes confundidos com ameixas. Elas são da mesma família, as “drupas”, frutas de caroço. Da família das rosáceas (rosacase), existem muitas variedades, umas mais doces, outras mais azedas.

Foram talvez os primeiros frutos a serem cultivados pelo Homem, e a sua origem não é só de um lugar. Umas apareceram no Leste Europeu, outras na Ásia e outras ainda na China.

Por cá há várias variedades, e usamo-las essencialmente na mesa e em compotas e também as utilizamos secas. Outros países fazem licores, e até Gin.

Resolvi fazer um bolo invertido, com os abrunhos do pomar. Este bolo tem a vantagem de o poder fazer com os frutos da época, ou com a aqueles de que mais gosta. Mas eu gosto particularmente de fazê-lo com abrunhos pela sua acidez, tornando o bolo não muito doce.

Por outro lado, esta receita tem a particularidade de a massa não levar nem manteiga, nem óleo. E ao contrário dos outros bolos, as claras são batidas e todos os outros ingredientes são misturados ás claras e batidos, até obter uma massa leve. E não o contrário, bater os ingredientes e juntar as claras já batidas.

Ou seja, este bolo é mesmo invertido, até na forma de o confeccionar.

 

Espero que gostem

 

Bolo Invertido de Abrunhos

Ingredientes:

 

12 abrunhos

120g de açúcar branco

100 g de açúcar mascavado

1 c. de chá de extracto de baunilha

6 ovos L

200g de farinha T55

1 laranja, só a casca

35g de manteiga

1 pitada de sal

 

Preparação:

Lave e corte os abrunhos ao meio, retire-lhes o caroço. Disponha-os com a pele para cima, numa forma redonda com fundo amovível. Salpique-os com a manteiga e com o açúcar mascavado.

Separe as claras das gemas. Bata as claras, com a pitada de sal. Quando estiverem espumosas, junte o açúcar e bata até ter umas claras brilhantes. Junte a baunilha, as gemas uma a uma, sempre a bater.

Por fim junte a farinha aos poucos, com a batedeira já em velocidade baixa. Junte as raspas da laranja, envolva bem.

Vaze a massa por cima dos abrunhos. Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 45 minutos.

Deixe arrefecer um pouco, desenforme.

Sirva morno e se for daqueles muito gulosos, sirva com uma bola de gelado de baunilha.

 

Bom apetite.

 

Dica: Usei uma forma com um diâmetro de 20cm, a quantidade dos abrunhos pode variar em relação ao diâmetro da sua forma e até ao tamanho dos abrunhos.

 

Bolo de Cacau e café com Praliné

Bolo de Cacau e café com Praliné

Tarte Rústica de Figos com Queijo Chévre

Tarte Rústica de Figos com Queijo Chévre