Soufflé de Maçã
A sobremesa é sempre o momento mais perigoso e mais desejado de uma refeição. Pois torna-se difícil resistir á cremosidade do chocolate, ao aroma de uma tarte ou mesmo á textura de um gelado.
A receita que vos trago hoje, destina-se a essas pessoas que não resistem a uma boa sobremesa, mas neste caso, com menos culpas.
E que vai deixar os apreciadores de sobremesas, tentados a experimentar.
Os soufflés são conhecidos da gastronomia Francesa. Foi no século XVIII, que o cozinheiro da Madame de Pompadour, amante de Luís XV, o inventou. Mas provavelmente já se faziam muito antes, bastava juntar farinha, leite, ovos e manteiga.
Mas o soufflé é o maior pesadelo dos cozinheiros: “Muito alto, muito baixo, muito pesado, muito feio”. Ninguém faz um soufllé perfeito.
E qualquer um que os faça sabe, que não são eles que esperam pelos convivas, mas sim estes a esperarem pelo soufflé.
Apesar de todos estes contratempos quis trazer aqui uma receita de soufflé de maçã, um bocadinho inusitado, mas delicioso. Uma simples maçã assada pode transformar-se na estrela da refeição.
Espero que gostem.
Soufflé de Maçã
Ingredientes:
6 maçãs grandes, usei fuji
½ limão, só o sumo
20 gr de manteiga
1 c. de chá de canela em pó
50 gr de açúcar
3 ovos
1 pitada de sal
Açúcar em pó para polvilhar.
Preparação:
Lave as maçãs, corte uma tampa do lado do pé. Com uma colher pequena escave-as, deixando cerca de um centímetro agarrado á casca.
Vaze o sumo do limão sobre a polpa das maçãs. Pique grosseiramente. Leve ao micro-ondas com a colher da manteiga até cozerem.
Reduza a polpa a puré através de um passador. Deixe arrefecer.
Junte a canela, o açúcar e as gemas, envolva bem. Bata as claras em castelo com a pitada de sal. Incorpore delicadamente as claras nas gemas.
Coloque as maçãs num tabuleiro de ir ao forno previamente forrado com papel vegetal.
Recheie-as com o preparado. Leve ao forno pré aquecido a 190º, durante 25 minutos.
Retire, deixe arrefecer um pouco, salpique com açúcar ou canela e sirva.
Bom Apetite