Amanteigados de Amêndoa

Amanteigados de Amêndoa

Há muito tempo que não fazia estes biscoitos com amêndoa bem crocantes. Muitas vezes apetece-nos um biscoito e pensamos em fazê-lo, mas depois olhamos para a receita e é demorada. Não é o caso desta. Esta receita é simples fácil de fazer e sem muitos ingredientes.

Claro que pode sempre comprar bolachas no supermercado, mas eu já deixei de as comprar há muito tempo. Faça o mesmo e experimente estes biscoitos amanteigados com amêndoa.

Afinal diz-se biscoito ou bolacha? Ambos estão certos. Ambos são feitos com diferentes variedades de farinhas, com gordura e açúcar. O biscoito vem do latim “bis” que significa, duas vezes e da palavra coctus “, que significa, cozido. O nome vem da forma como se confeccionam algumas bolachas, que vão ao forno duas vezes.

Quanto á bolacha também vem do latim da palavra bolo “bulla” com o sufixo “acha”, que significa pequeno. Não se sabe ao certo qual foi o primeiro a entrar em Portugal, se o biscoito ou a bolacha, mas sabe-se que desde o Séc. XVI há registos de receitas com o nome de bolachas. Já os biscoitos são mais antigos, tendo os primeiros registos aparecido no Séc. XIV, eram conhecidos como byscoitos.

Bolachas ou biscoitos, estes que vos trago hoje, só vão ao forno uma vez, mas são passados por amêndoas picadas, para ficarem mais crocantes.

Espero que gostem.

Amanteigados de Amêndoa

Ingredientes:
175 gr de açúcar amarelo

150 gr de manteiga com sal

400 gr de farinha

3 gemas

1 c. de chá de fermento

1 c. de chá de extracto de baunilha

Amêndoas picadas, para polvilhar

2 claras para passar as bolachas

 

Preparação:

Derreta a manteiga, mas não a deixe muito líquida, bata-a com o açúcar até este ter dissolvido. Junte as gemas, uma a uma, sempre a bater. Adicione a baunilha e bata novamente.

Peneire a farinha com o fermento, junte á massa e volte a bater até ficar uma massa moldável.

Estique a massa com um rolo, corte em bolachas com um cortador ou molde em bolinhas e depois achate-as um pouco. Passe pela clara de ovo, depois pelas amêndoas picadas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 20 minutos. Retire-as do forno e deixe-as a arrefecer numa grade.

Bom Apetite.

Hambúrgueres com Geleia de Bacon

Hambúrgueres com Geleia de Bacon

Mac&Cheese com Frango

Mac&Cheese com Frango