Cogumelos Recheados com Queijo Feta

Cogumelos Recheados com Queijo Feta

Hoje trago-vos uma entrada ou uma receita para o pequeno almoço. Rápida e fácil. Para os amantes de queijo, como eu, todas as receitas servem para o utilizar, e o queijo Feta, é um dos meus preferidos.

É um queijo Grego, feito de leite de ovelha e de cabra. É um queijo branco, preparado em salmoura e soro de leite.

Já era feito e conhecido na Grécia Antiga, e chamado de “prosphatos” no período Bizantino.  Mas o seu nome “feta”, aparece no Séc. XV, quando um italiano de visita ás ilhas gregas o descobre e o descreve, desde a sua preparação, e acondicionamento. Acaba por ficar conhecido por queijo “feta”, que vem do italiano “fetta” que significa, fatia. Assim o queijo passa a ter um nome vindo da língua Italiana. E é incorporado á língua Grega.

Hoje é bem conhecido em todo o Mundo, muito utilizado e tem denominação de origem controlada, devido a muitas imitações que proliferam no mercado.

 

Cogumelos Recheados com Tomate e Queijo Feta_B 1.jpg

Espero que gostem.

 

Cogumelos Recheados com tomate e Queijo Feta

 

Ingredientes:

4 cogumelos Marrron ou Portobello

1 cebola

1 tomate grande

alecrim

queijo feta

sal q.b.

pimenta q.b.

1 dente de alho

azeite q.b.

 

Preparação:

Comece por retirar o pedúnculo aos cogumelos e pique-os. Num tacho junte a cebola e o alho picados e deixe refogar num fio de azeite. Junte os pedúnculos dos cogumelos, e deixe fritar até perderem a água.

Tempere com sal, pimenta e alecrim. Envolva bem.

Tempere as tampas dos cogumelos, com um fio de azeite, um pouco de sal e pimenta. Encha-as com o recheio. Coloque uma fatia de tomate e por fim duas fatias de queijo feta. Tempere com mais um fio de azeite e leve ao forno pré aquecido a 180º durante 25 minutos, ou até o queijo estar bem douradinho.

Sirva de imediato e decore com mais alecrim.

 

Bom Apetite.

 

 

Coq au Vin

Coq au Vin

Courgettes Recheadas com Bolonhesa

Courgettes Recheadas com Bolonhesa