Geleia de Pimento Encarnado assado
O verão dá-nos produtos maravilhosos com os quais nos podemos deliciar. É tempo da abastança, por vezes até em demasia. É tempo das conservas, compotas, geleias, para utilizar os excedentes ou até aproveitar e comprar os produtos da época, para além de serem muito melhores, são mais baratos.
É o que acontece com os pimentos, hoje de todas as cores, doces e carnudos, são um dos legumes que gosto de comer, em saladas, assados, em refogados. Também os congelo, em tiras depois de lavados e assim tenho pimentos para todo o ano, para as minhas receitas.
Mas onde eu gosto mais de os conservar é numa geleia. Nunca comeu? Experimente.
Se gosta de petiscos como eu, faça esta geleia de pimento assado. Pode acompanhar com queijo, simples com pão, em omeletas, carne grelhada e muito mais.
No blog também encontra uma geleia de pimento cru, que pode ver aqui, mas hoje foi com ele assado que resolvi refazer o stock da despensa.
É também uma boa opção para fazer agora, e oferecer no Natal, e aí tem uma oferta diferente e até surpreendente.
Espero que gostem.
Geleia de Pimento Encarnado Assado
Ingredientes:
500 gr de pimentos encarnados, depois de assados e limpos, deve comprar +/- 1,5kg
200 gr de açúcar amarelo
1 c. de chá de sal
1 limão, só o sumo
2 c. de chá de pimenta preta, acabada de moer
2 c. de sobremesa de vinagre de sidra
1 maçã reineta
Preparação:
Lave os pimentos abra-os ao meio, retire as sementes e as partes brancas. Forre com papel vegetal o tabuleiro do forno, coloque os pimentos virados para baixo.
Leve-os a assar em forno pré aquecido a 200º durante 3O a 40 minutos, até estarem bem assados. Coloque-os num saco de plástico, feche bem e deixe-os descansar mais ou menos 10 minutos.
Retire-lhes a pele, e coloque-os num passador, para escorrer o líquido.
Depois descasque a maçã e pique-a conjuntamente com os pimentos, num processador. Deite o preparado num tacho, junte todos os ingredientes e deixe cozinhar em lume brando, até a geleia fazer ponto estrada. Mais ou menos 40 minutos. Vá mexendo para não agarrar.
Deixe arrefecer um pouco, vaze para frascos previamente esterilizados, volte-os de cabeça para baixo, até arrefecerem completamente.
Depois guarde-os na sua despensa, sem muita luz e calor e vá deliciando-se no inverno com este sabor agridoce do pimento. Isto é se conseguir que os frascos cheguem ao inverno.
Bom Apetite.