Geleia de Pimento Encarnado assado

Geleia de Pimento Encarnado assado

O verão dá-nos produtos maravilhosos com os quais nos podemos deliciar. É tempo da abastança, por vezes até em demasia. É tempo das conservas, compotas, geleias, para utilizar os excedentes ou até aproveitar e comprar os produtos da época, para além de serem muito melhores, são mais baratos.

É o que acontece com os pimentos, hoje de todas as cores, doces e carnudos, são um dos legumes que gosto de comer, em saladas, assados, em refogados. Também os congelo, em tiras depois de lavados e assim tenho pimentos para todo o ano, para as minhas receitas.

Mas onde eu gosto mais de os conservar é numa geleia. Nunca comeu? Experimente.

Se gosta de petiscos como eu, faça esta geleia de pimento assado. Pode acompanhar com queijo, simples com pão, em omeletas, carne grelhada e muito mais.

No blog também encontra uma geleia de pimento cru, que pode ver aqui, mas hoje foi com ele assado que resolvi refazer o stock da despensa.

É também uma boa opção para fazer agora, e oferecer no Natal, e aí tem uma oferta diferente e até surpreendente.

 

Geleia de Pimento Encarnado Assado_B 2.jpg

Espero que gostem.

 

Geleia de Pimento Encarnado Assado

 

Ingredientes:

500 gr de pimentos encarnados, depois de assados e limpos, deve comprar +/- 1,5kg

200 gr de açúcar amarelo

1 c. de chá de sal

1 limão, só o sumo

2 c. de chá de pimenta preta, acabada de moer

2 c. de sobremesa de vinagre de sidra

1 maçã reineta

 

Preparação:

Lave os pimentos abra-os ao meio, retire as sementes e as partes brancas. Forre com papel vegetal o tabuleiro do forno, coloque os pimentos virados para baixo.

Leve-os a assar em forno pré aquecido a 200º durante 3O a 40 minutos, até estarem bem assados. Coloque-os num saco de plástico, feche bem e deixe-os descansar mais ou menos 10 minutos.

Retire-lhes a pele, e coloque-os num passador, para escorrer o líquido.

Depois descasque a maçã e pique-a conjuntamente com os pimentos, num processador. Deite o preparado num tacho, junte todos os ingredientes e deixe cozinhar em lume brando, até a geleia fazer ponto estrada. Mais ou menos 40 minutos. Vá mexendo para não agarrar.

Deixe arrefecer um pouco, vaze para frascos previamente esterilizados, volte-os de cabeça para baixo, até arrefecerem completamente.

Depois guarde-os na sua despensa, sem muita luz e calor e vá deliciando-se no inverno com este sabor agridoce do pimento. Isto é se conseguir que os frascos cheguem ao inverno.

 

Bom Apetite.

 

 

 

Bolo de Abrunhos

Bolo de Abrunhos

Lassi de manga

Lassi de manga