Tarte de Queijo Quark com Mirtilos
Mirtilos, fonte de vitaminas e com alto teor antioxidante. O seu nome vem do latim, e não se sabe bem a sua origem. Na Eurásia, foi encontrado, selvagem. E os povos escandinavos conhecem os mirtilos desde a pré-história. Na América do Norte, eram uma fonte de comida para os índios. Só começaram a ser cultivados no início do século XX e hoje são uma explosão de azul, nas bancas dos supermercados, lojas e mercados.
Por cá também nascem selvagens, mais a norte. Mas só há muito pouco tempo, olhamos para eles, como fonte de rendimento. Ainda é um fruto caro. É pena pois é um fruto óptimo para a saúde.
Só como curiosidade, acreditava-se, que o mirtilo era uma fruta estelar, pela estrela de cinco pontas que cada mirtilo tem. Acreditava-se que eram enviados pelos deuses, para matar a fome e não só. Pois eram usados como remédio, em chás, o seu sumo era usado para curar a tosse. Com os mirtilos secos juntavam-nos ás sopas e caldos, também os reduziam a pó e servia de especiaria.
Como vê o mirtilo já serviu para muita coisa e ainda hoje os utilizamos de variadas maneiras.
Hoje fiz uma tarte, em que eles são as estrelas.
Espero que gostem.
Tarte de Queijo Quark e Mirtilos
Ingredientes:
200 gr de biscoitos ou bolachas a gosto
2 c. de sopa de coco ralado
115 gr de manteiga amolecida
1 embalagem de queijo quark, usei queijos santiago
200 ml de natas
200 ml de leite condensado
1/2 limão, só o sumo
1 chávena de mirtilos
+ mirtilos para decorar
1 c. de chá de extracto de baunilha
1 pitada de sal
Açúcar em pó, para decorar
Preparação:
Comece por fazer a base. Numa bimby ou em outro processador coloque as bolachas, o coco e a manteiga e pulse até obter uma areia grossa.
Forre com a massa o fundo de uma forma redonda e com fundo amovível, com 20cm de diâmetro. Empurre com as mãos um pouco para as laterais da forma, alise o fundo.
Leve ao frigorifico 30 minutos.
Pique grosseiramente os mirtilos.
Bata as natas em chantilly, junte o queijo, o sumo de limão, o leite condensado, o sal e a baunilha, sempre a bater em velocidade baixa, só para incorporar.
Adicione o puré dos mirtilos, envolva bem.
Vaze o creme na base da forma, alise bem. Leve ao frio pelo menos 3 horas.
Na altura de servir, cubra o creme com mirtilos e polvilhe com açúcar de pasteleiro.
Bom apetite.