Tarte Salgada de Queijo, Presunto e Marmelada
Receitas o que são? “São orientações que ajudam as pessoas, passo a passo, a prepararem pratos de comida” (Wikipédia).
E as receitas têm direitos de autor? Técnicamente não. Porquê? porque a confecção de um prato não é considerada, ainda, arte. Tal como a vemos na forma mais tradicional.
A roda já foi inventada há muito tempo e as receitas também, quase todas. Depois o que existem são versões, alterações, integração de novos produtos, reinvenções do velho, para o mais sofisticado, para novas formas de ver a comida e os ingredientes.
Então porque chamamos “a nossa receita”? Não devíamos, porque as receitas são de todos nós, são do Mundo. Quando um chef ou uma blogger apresenta uma, a explica, fotografa ou filma, quer que ela seja conhecida, confeccionada e provada. Só assim faz sentido.
E quando são replicadas, aparecem as versões das receitas, porque quase sempre as alteramos de um ingrediente por outro, porque p.e., assamos em vez de cozermos um qualquer alimento.
O arroz doce, é arroz doce tenha ele limão, laranja, especiarias, coco, água ou leite. A versão é que é diferente. Por isso quando vejo muitos a reivindicarem como suas as receitas, aquelas básicas, tradicionais, testadas e cozinhadas anos sem fim, não reclamem, é só uma versão da versão. Por muito que se faça um bolo de iogurte, a receita original é sempre a mesma, a versão é que pode ser diferente.
Tudo isto para dizer, que na cozinha como em tudo na vida, há muita pesquisa, inspiração, erro e tentativa. E é bom inspirarmo-nos em quem faz, e bem.
Foi o caso da receita de hoje. Uma tarte doce e salgada, da Donna Hay.
A receita é dela, mas a versão é minha. Em vez de massa folhada, usei massa filo, talvez porque erradamente pense que esta não tem tanta gordura.
Em vez de queijo Burrata usei Brie, só porque o tinha mais á mão, o resto tudo igual.
Espero que gostem desta minha versão.
Tarte Salgada de Queijo, Presunto e Marmelada
Ingredientes:
4 folhas de massa filo
100 gr de queijo brie
150 gr de presunto fatiado
50 gr de marmelada
pimenta preta q.b.
orégãos frescos, para decorar
manteiga q.b.
Preparação:
Derreta a manteiga que dê para pincelar as folhas da massa filo. Pincele uma a uma e coloque-as a forrar a forma rectangular.
Coloque o queijo em fatias, em cima da massa, depois coloque as fatias do presunto e por fim disponha a marmelada cortada em fatias pequenas. Dobre as pontas da massa para dentro da tarteira e pincele novamente com manteiga. Salpique com um pouco de pimenta preta.
Leve ao forno pré aquecido a 200º, durante 25 minutos, até o queijo borbulhar e a massa ficar dourada.
Desenforme, decore com orégãos frescos e sirva.
Bom apetite.