Piadina

Piadina

Piadina, o pão achatado dos italianos. Já era conhecido no tempo dos Romanos e provavelmente trouxeram a receita do médio Oriente, pois é muito parecido ao pão ázimo. Feito na Romagna desde essa altura é considerado um símbolo desta região.

Já na altura era comido na rua, e ainda não havia “street food”. A Piadina é recheada com qualquer ingrediente que tenha á mão: legumes, queijo, carne, charcutaria, atum, etc. etc. e o resultado é sempre delicioso.

Pode fazer Piadinas com a massa industrial, mas fazer a massa é muito mais gratificante.

A Piadina é realmente bem versátil, pode fazê-la para um lanche, para um almoço mais rápido, ou levá-la na lancheira. Pode fazê-la vegetariana, doce, pode aquecê-la como se fosse uma tosta, pode dobrá-la em canudo, ao meio, em triangulo, ou até comê-la aberta como se fosse uma pizza.

A massa da Piadina, pode durar 2 a 3 dias no frigorifico, mas também a pode congelar. Descongela rapidamente no micro-ondas ou numa torradeira.

Como vê a receita que lhe trago hoje é bem versátil, mas não menos nutritiva e boa para aproveitar aquelas sobras que estão no frigorifico.

Espero que gostem.

 

Piadina

Ingredientes

Para a massa:

500g de farinha T65

220ml de água

80ml de azeite

1 c. de chá de sal

1 c. de chá de bicarbonato de sódio

 

Recheio:

Alface, rúcula ou espinafres

Queijo

Presunto, ou paio

Atum

Rabanetes, ou cenouras

Manjericão

Etc,.etc.

 

Preparação:

Numa taça junte a farinha, o sal e o bicarbonato, mexa. Acrescente o azeite, mexa e depois acrescente a água, mexa bem para incorporar. Tape a taça com película aderente e com um pano e deixe descansar durante 30 minutos.

Numa bancada enfarinhada, amasse mais um pouco, divida a massa em 6 partes iguais e com um rolo, estique-a num círculo.

Leve a cozer ao lume, numa frigideira antiaderente, em lume médio durante 2 minutos de cada lado. Não se esqueça de com um garfo picar a massa de ambos os lados.

Deixe arrefecer um pouco e recheie com o que mais gostar.

Bom Apetite.

 

 

 

Rebuçados de Chévre e Massa Filo

Rebuçados de Chévre e Massa Filo

Pão de Passas e Nozes

Pão de Passas e Nozes