Piadina
Piadina, o pão achatado dos italianos. Já era conhecido no tempo dos Romanos e provavelmente trouxeram a receita do médio Oriente, pois é muito parecido ao pão ázimo. Feito na Romagna desde essa altura é considerado um símbolo desta região.
Já na altura era comido na rua, e ainda não havia “street food”. A Piadina é recheada com qualquer ingrediente que tenha á mão: legumes, queijo, carne, charcutaria, atum, etc. etc. e o resultado é sempre delicioso.
Pode fazer Piadinas com a massa industrial, mas fazer a massa é muito mais gratificante.
A Piadina é realmente bem versátil, pode fazê-la para um lanche, para um almoço mais rápido, ou levá-la na lancheira. Pode fazê-la vegetariana, doce, pode aquecê-la como se fosse uma tosta, pode dobrá-la em canudo, ao meio, em triangulo, ou até comê-la aberta como se fosse uma pizza.
A massa da Piadina, pode durar 2 a 3 dias no frigorifico, mas também a pode congelar. Descongela rapidamente no micro-ondas ou numa torradeira.
Como vê a receita que lhe trago hoje é bem versátil, mas não menos nutritiva e boa para aproveitar aquelas sobras que estão no frigorifico.
Espero que gostem.
Piadina
Ingredientes
Para a massa:
500g de farinha T65
220ml de água
80ml de azeite
1 c. de chá de sal
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
Recheio:
Alface, rúcula ou espinafres
Queijo
Presunto, ou paio
Atum
Rabanetes, ou cenouras
Manjericão
Etc,.etc.
Preparação:
Numa taça junte a farinha, o sal e o bicarbonato, mexa. Acrescente o azeite, mexa e depois acrescente a água, mexa bem para incorporar. Tape a taça com película aderente e com um pano e deixe descansar durante 30 minutos.
Numa bancada enfarinhada, amasse mais um pouco, divida a massa em 6 partes iguais e com um rolo, estique-a num círculo.
Leve a cozer ao lume, numa frigideira antiaderente, em lume médio durante 2 minutos de cada lado. Não se esqueça de com um garfo picar a massa de ambos os lados.
Deixe arrefecer um pouco e recheie com o que mais gostar.
Bom Apetite.