Biscoitos dos Santos
Ontem, comemorou-se a tradição pagã de homenagear os mortos. O Halloween. Hoje é o dia de todos os santos, celebração católica, para também homenagear os santos e mártires. A festa é especialmente celebrada pela igreja católica e algumas igrejas ortodoxas e anglicanas.
Hoje também é dia do pão-por-Deus, uma tradição muito nossa, em que as crianças batem de porta em porta, a pedir o pão-por-Deus.
Esta tradição portuguesa teve origem no terremoto de Lisboa em 1755, quando, a destruição e a fome, levaram as crianças famintas, a pedir comida nas ruas, dizendo "pão-por-Deus". Desde então, a tradição foi preservada e passou a ser associada a um pedido simbólico de partilha.
No pão-por-Deus, o ato de oferecer alimentos simboliza generosidade, enquanto o gesto de pedir evoca humildade e gratidão. Em algumas regiões, as crianças levam sacolas ou sacos de pano, onde guardam os alimentos recebidos, e, em troca, recitam versos ou cantigas tradicionais.
Cresci com esta tradição e ainda hoje faço bolachas e biscoitos, para colocar num saco para oferecer às crianças que me batem à porta.
Todos os anos gosto de fazer bolos novos, mas sempre típicos desta data, onde a canela e a erva doce não faltam.
Este ano inspirei-me nos biscoitos da Carla e foram um sucesso.
Espero que gostem.
Biscoitos dos Santos
Ingredientes:
350g de açúcar
Raspa de 2 laranjas
650g de farinha T55
1 c. de sopa de canela
1 c. de sopa de erva doce
1 c. de sobremesa de fermento
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
150ml de azeite
4 ovos L
1 pitada de sal
1 c. de sobremesa de extrato de Baunilha
Preparação:
Numa taça junte todos os ingredientes secos e envolva. Noutra taça bata os ovos com o azeite, as raspas das laranjas e a baunilha, misture aos secos. Amasse bem.
Com as mãos, faça bolinhas com +/- de 30g cada, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal
Leve ao forno pré aquecido a 190º durante 18 minutos.
Deixe arrefecer numa grade.
Bom Apetite.