Ameijoas à Bulhão Pato com Esparguete
Que prato típico Português! Lembra o verão? Nem preciso de pensar muito, ameijoas e claro à Bulhão Pato. Quem nunca petiscou este delicioso pitéu, numa tarde de verão. Mas talvez não saiba a sua origem.
Dizem que foi em Lisboa que começaram a ser confeccionadas, mais propriamente num restaurante na Graça. E parece que este prato é uma homenagem ao poeta, escritor e gastrónomo, Raimundo António de Bulhão Pato, mais conhecido por Bulhão Pato não sendo ele o seu autor, como erradamente se pensa.
É talvez do marisco de casca mais apreciado pelos portugueses. E se lhe juntarmos outro ingrediente, também ele muito apreciado - A massa. Fica o “dois em um”. Petisco e almoço.
Espero que gostem.
Ameijoas à Bulhão Pato com Esparguete
Ingredientes:
1 kg de ameijoas
1 limão
Coentros q.b.
2 c. de sopa de azeite
3 dentes de alho
½ copo de vinho branco
1 c. de sopa de pimenta de caiena
Sal q.b.
250 gr de esparguete, usei bavette
Preparação:
Tente comprar as ameijoas já depuradas. Senão coloque as amêijoas em água e sal, deixe no frigorífico durante a noite. Lave, passe bem por água para retirar toda a areia.
Coza o esparguete em água e sal. Deixe “ al dente” escorra e reserve. Guarde um pouco da água de cozer a massa.
Numa frigideira coloque o azeite e o alho a fritar, não deixe queimar. Junte os coentros picados e deixe fritar mais um pouco. Vaze o vinho e deixe evaporar o álcool. Junte as ameijoas, tape a frigideira e deixe-as abrir.
Esprema o sumo de limão, tempere com sal e pimenta.
À massa junte um pouco da água que reservou para esta não ficar colada, junte ás ameijoas, envolva.
Salpique com coentros e sirva.
Bom Apetite.